Carreira

As 12 principais gafes em festas de fim de ano

Para não virar motivo de piada, evite beber demais e não trate seu chefe como se fosse seu amigo íntimo

Uma das principais gafes das festas de fim de ano é exagerar na bebida alcoólica (Divulgação)

Uma das principais gafes das festas de fim de ano é exagerar na bebida alcoólica (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de dezembro de 2011 às 11h25.

São Paulo – As comemorações de fim de ano nas empresas começam a ocupar a já agitada agenda de dezembro. Com comida e bebida à vontade, a tentação é grande para descontar todo o estresse do trabalho na festa. Isso até pode ter justificativas, mas não é recomendado.

Com uma carreira e uma imagem profissional a zelar (e colegas de trabalho que se lembrarão de seus deslizes) fique atento para suas atitudes. “Prevalece o bom senso, todos os excessos serão penalizados e nunca serão favoráveis para o profissional”, afirma Licia Egger, consultora de imagem e etiqueta corporativa.

“Numa festa as pessoas se soltam e mostram mais de sua personalidade. Os chefes aproveitam essas oportunidades para avaliações que normalmente não são feitas no dia a dia”, diz Lígia Marques, consultora em etiqueta e marketing pessoal.

Agora, não é para se engessar e não se divertir na festa. Mas é preciso ter bom senso. Confira abaixo o que você não deve fazer nos encontros da empresa.

1 Beber além da conta

Se a empresa oferece bebida alcoólica não significa que você deva beber como se não houvesse amanhã. “A bebida deixa as pessoas emotivas, desinibidas ou sinceras demais. Não pode esquecer que as pessoas que podem te demitir, exonerar ou promover estão no mesmo ambiente que você”, diz Romaly de Carvalho, professora de etiqueta empresarial da Fundação Getúlio Vargas.

Uma das principais gafes listadas pelas especialistas, a dica é: para cada dose de bebida tome uma de água.

2 Falar mal da festa

Para as especialistas, é importante lembrar que o momento é de confraternização e não de enumerar se gostou ou não da decoração, da comida ou da escolha do local.


3 Falar mal das pessoas presentes na festa

Se a única razão de falar mal do colega de trabalho (ou pior, do chefe) é para dar risadas, procure um assunto melhor. Para evitar a saia justa da pessoa escutar e você não saber o que fazer, evite.

4 Abusar do decote e comprimento da roupa (no caso das mulheres)

“Sempre passamos uma mensagem aos outros através da roupa. Que essa mensagem, então, seja a melhor possível”, afirma Lígia. Saia muito curta, roupas muito justas, decotes e transparência são itens proibidos.

Para Licia, as mulheres querem ficar muito bonitas e se esquecem de que a festa é uma confraternização de trabalho e não uma balada.

5 Levar lembrancinhas da festa, mesmo quando elas não são lembrancinhas

Tem garrafas de whisky ou vinho sobrando? Se não for presente da empresa, não leve para casa. Para as especialistas, você não quer que o seu chefe veja você levando para casa vasos de flores, enfeites da mesa ou recolhendo os salgadinhos ou docinhos restantes.

6 Se fechar em uma “panelinha”

“A festa é um momento para circular, fazer networking e conhecer outras pessoas que você não convive diariamente”, afirma Romaly.

7 Tratar o chefe como se fosse um amigo íntimo

Não só o chefe como colegas de trabalho. Se a cultura organizacional da sua empresa já mostra que essa liberdade não existe é preciso respeitar e preservar a hierarquia na festa.

“Quer se aproximar, seja educado e agradeça a festa. Se o chefe continuar a conversa fique o tempo que quiser, sempre entendendo que essa possibilidade deve vir dele e não sua”, explica Licia.


8 Flertar de maneira constrangedora

Beijos, abraços e paqueras acontecem. Mas evite ser caloroso e provocante demais.

9 Subir na mesa

Você pode ter mil motivos para querer subir na mesa e mostrar que você está feliz. Mas jamais faça isso, além dos motivos óbvios (cair e contribuir para mais uma gafe), você não quer ser lembrado como “a pessoa que subiu na mesa na festa da empresa”.

10  Encher o prato com comida demais

Para Romaly, deselegante não é repetir 30 vezes e sim encher o prato como se a comida fosse acabar.

11 Sensualizar durante a dança

Dançar não é proibido, mas deve ser feito com postura, diz Lígia. Dançar axé e funk pode ficar constrangedor se você ultrapassa os limites e começar a se “esfregar” no colega de trabalho.

12 Tirar fotos ou filmar momentos constrangedores

Para Licia, é normal querer registrar o que está acontecendo na festa, mas não com a intenção de filmar ou tirar foto de um colega em uma situação constrangedora e depois mostrar para todos.

Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosChefesComportamento

Mais de Carreira

“Tristeza pós-férias”: como lidar com a ansiedade e recuperar a motivação no trabalho

Trump encerra programas de diversidade no governo federal

Esses são os 4 perfis de funcionários – qual você é?

Ele foi coach dos maiores CEOs e revela truque que pode mudar a forma como você toma decisões