São Paulo — Nascido em 1955, morto em 2011, Steve Jobs completaria 63 anos de idade neste 24 de fevereiro de 2018.
Reconhecido como uma das mentes mais criativas e influentes do mundo da tecnologia, o criador da Apple também foi famoso por suas frases impactantes.
Grande parte das suas citações mais lembradas — como a clássica “Continue faminto, continue bobo” (“Stay hungry, stay foolish”) — vem de um histórico discurso para formandos da Universidade de Stanford em 2005. Só no canal oficial da instituição no YouTube, o vídeo foi visto mais de 29 milhões de vezes.
Inovação, felicidade, dinheiro e sucesso foram alguns dos temas mais frequentemente analisados pelo gênio da tecnologia em entrevistas e pronunciamentos públicos.
Confira a seguir uma seleção de 11 frases do visionário fundador da Apple que podem influenciar a sua maneira de pensar sobre o presente — e o futuro — da sua carreira:
Lembrar que você vai morrer é a melhor maneira de evitar a armadilha de pensar que você tem algo a perder. Você já está nu. Não existe motivo para não seguir seu coração.
Discurso aos formandos da Universidade de Stanford em 2005
O seu tempo é limitado, então não o desperdice vivendo a vida de outra pessoa (...) Não deixe o barulho da opinião alheia sufocar a sua própria voz interior.
Discurso aos formandos da Universidade de Stanford em 2005
Ser o homem mais rico do cemitério não me interessa...Ir para a cama à noite dizendo que fizemos algo maravilhoso, isso é o que importa para mim.
Entrevista ao “Wall Street Journal” em 1993
Estes têm sido meus mantras — foco e simplicidade. O simples pode ser mais difícil que complexo. Você precisa trabalhar duro para deixar o seu pensamento limpo e manter a simplicidade.
Entrevista à revista “Business Week” em 1998
O trabalho vai preencher uma grande parte da sua vida. A única maneira de ser realmente feliz é fazer o que você acredita ser um ótimo trabalho. E o único jeito de fazer um ótimo trabalho é amar o que você faz.
Discurso aos formandos da Universidade de Stanford em 2005
Se você faz algo e o resultado sai muito bom, então você precisa fazer alguma outra coisa maravilhosa, sem se apoiar nisso por muito tempo. Apenas descubra o que está por vir.
Entrevista ao telejornal “NBC Nightly News” em 2006
Meu modelo de negócios são os Beatles. (...) Eles se balanceavam, e o total era maior do que a soma das partes. É como eu enxergo os negócios: as coisas incríveis nunca são feitas por uma única pessoa, são feitas por um time.
[A inovação] surge quando você diz ‘não’ para mil coisas (...). Estamos sempre pensando em novos mercados em que podemos ingressar, mas é só ao dizer ‘não’ que você pode se concentrar nas coisas que são realmente importantes.
Entrevista à revista “Business Week” em 2004
Se você quer viver sua vida de uma forma criativa, como um artista, você não pode olhar muito para trás. É preciso estar disposto a pegar tudo que você fez e tudo que você já foi e jogar fora.
Entrevista à revista “Playboy” em 1985
Você precisa confiar em algo — no seu instinto, destino, vida, karma, qualquer coisa. Essa ideia nunca me deixou na mão, e fez toda a diferença na minha vida.
Discurso aos formandos da Universidade de Stanford em 2005