Carreira

As 10 empresas dos sonhos dos profissionais brasileiros

De jovens a presidentes de empresa: todos sonham com carreira no Google

Jovem olha para balões:  possibilidade de desenvolvimento profissional é o principal requisito de uma "empresa dos sonhos" (Thinkstock)

Jovem olha para balões: possibilidade de desenvolvimento profissional é o principal requisito de uma "empresa dos sonhos" (Thinkstock)

Camila Pati

Camila Pati

Publicado em 16 de junho de 2016 às 15h00.

São Paulo - Todos sonham com o Google. De jovens a presidentes, a empresa reina no imaginário de profissionais de diferentes gerações. A multinacional que, em todo mundo, chega a receber 2 milhões de currículos por ano, ficou no topo do ranking Empresas dos Sonhos dos Jovens da Cia. de Talentos pela terceira vez. Apareceu ainda como a preferida de profissionais mais experientes, que neste ano também entraram na pesquisa.

Não sem motivo. Geladeira aberta, sala de jogos, sala de descanso, aulas de yoga, dança e violão são alguns dos mimos a que a funcionários do Google têm direito. No entanto, mais do que o aspecto lúdico e os seus escritórios de tirar o fôlego, o maior peso é para as oportunidades de desenvolvimento e de carreira, principal motivo para que uma empresa seja considerada “dos sonhos”.

A pesquisa corrobora com o que disseram, por exemplo, jovens estagiários do Google entrevistados por EXAME.com neste ano. “Se você entrega resultados com qualidade, cada vez mais oportunidades de desenvolvimento são oferecidas", disse, na época, o Pedro Barino, estagiário da multinacional.

Mas o Google não é a única empresa que conquista do nível júnior ao sênior. Ambev, Itaú- Unibanco, Natura, Nestlé, Petrobras e Unilever também se repetem na preferência de jovens a presidentes de empresa.

No caso da presença da Petrobras e da Odebrecht – que ainda se mostra bastante atrativa para jovens -, a pesquisa indica que as oportunidades de crescimento na carreira detectadas falam mais alto do que escândalos de corrupção que arranham a reputação das duas empresas, segundo a Cia. De Talentos.

Em relação à pesquisa com jovens, feita há 15 anos, a única empresa que conseguiu o feito de estar presente em absolutamente todos os rankings foi a Nestlé.

Na edição deste ano, as novidades são a Fundação Dom Cabral, em 10º na preferência dos profissionais mais experientes e a ONU que ficou em 3º lugar no ranking de jovens e em 6º entre os profissionais de nível de coordenação a gerência plena.

Confira os rankings com base nas respostas de 63.998 jovens; 5.434 em cargos de coordenação a gerência plena e 3.151 executivos em cargos de gerente sênior a presidente:

Ranking Jovens Coordenadores a gerentes plenos Gerentes sêniores a presidentes
Google Google Google
Petrobras Natura Natura
ONU Nestlé Nestlé
PwC Unilever GE
Ambev Ambev Vale
Odebrecht ONU Unilever
Nestlé Petrobras Itaú
Itaú Apple Ambev
Unilever Itaú Petrobras
10º Natura GE Fundação Dom Cabral
Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleListasMelhores Empresas para TrabalharRankingsTecnologia da informação

Mais de Carreira

Ele é júnior com salário de sênior: veja quem é o profissional que as empresas brigam para ter

Estas são as três profissões mais valiosas até o final da década; veja se a sua está na lista

Como usar a gamificação para transformar o engajamento da sua equipe

5 tipos de vampiros emocionais e como eliminá-los da sua vida