Carreira

Área de gestão de qualidade busca profissionais com perfil integrado

São Paulo – Empresas com certificados como o ISO 9001 (principal norma de gestão de qualidade reconhecida internacionalmente) aumentam busca por profissionais de gestão de qualidade que compreendam com profundidade as diversas facetas do trabalho de uma empresa. Motivo? Criar planos de gestão integrados com todos esses setores. “As empresas estão migrando para esse modelo […]

Cursos de gestão sustentável (Divulgação)

Cursos de gestão sustentável (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de janeiro de 2012 às 10h13.

Última atualização em 18 de outubro de 2016 às 11h50.

São Paulo – Empresas com certificados como o ISO 9001 (principal norma de gestão de qualidade reconhecida internacionalmente) aumentam busca por profissionais de gestão de qualidade que compreendam com profundidade as diversas facetas do trabalho de uma empresa. Motivo? Criar planos de gestão integrados com todos esses setores.

“As empresas estão migrando para esse modelo integrado, pois é um modelo mais prático”, afirma Valdelis Fernandes de Andrade, coordenadora do curso de pós-graduação de Gestão Integrada da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho e Responsabilidade Social do Senac de São Paulo.

Com isso, agora, entra na pauta do gestor de qualidade medidas que têm pertinência para áreas como meio ambiente, segurança, saúde no trabalho e responsabilidade social. Na prática, isso facilita e reduz o tempo de auditoria dentro das empresas.

A principal missão do profissional que atua em gestão de qualidade é desenvolver e viabilizar projetos para que empresas obtenham certificados em normas técnicas de qualidade, como o ISO 9001 ou ISO 14001 (certificado de Sistema de Gestão Ambiental).

Atualmente, profissionais de diversas áreas podem se especializar para atuar na área. Entre eles, administradores, advogados, arquitetos, médicos do trabalho, entre outros.

Para João Evangelista de Andrade, coordenador do curso superior tecnólogo em Gestão da Qualidade da Universidade Metodista, na prática o profissional precisa ser detalhista, ter conhecimento técnico específico e facilidade para redigir relatórios.

“Tem que ser uma pessoa motivada, aberta para mudanças, compreender que cada organização tem sua cultura. Além, de claro, ter um perfil de liderança”, afirma Valdelis.

Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosMercado de trabalhoprofissoes-em-altavagas-de-emprego

Mais de Carreira

“Tristeza pós-férias”: como lidar com a ansiedade e recuperar a motivação no trabalho

Trump encerra programas de diversidade no governo federal

Esses são os 4 perfis de funcionários – qual você é?

Ele foi coach dos maiores CEOs e revela truque que pode mudar a forma como você toma decisões