Carreira

Apesar dos layoffs, buscas por cursos em tecnologia continuam crescendo

Dados da edtech Hashtag Treinamentos indicam que houve um aumento de 37% apenas nas matrículas dos cursos de Python, linguagem de programação presente em jogos e apps

Programador: busca por cursos na área podem aumentar 20% neste ano (Kbeis/Getty Images/Reprodução)

Programador: busca por cursos na área podem aumentar 20% neste ano (Kbeis/Getty Images/Reprodução)

Luciana Lima
Luciana Lima

Repórter de Carreira

Publicado em 21 de março de 2023 às 08h03.

Última atualização em 21 de março de 2023 às 10h08.

Apesar dos layoffs que já fizeram 35 mil brasileiros engrossarem a fila do desemprego, a busca por cursos na área de tecnologia continua em alta.

De acordo com a edtech Hashtag Treinamentos, que avaliou dados de matrícula na sua plataforma, no ano passado, 10.698 pessoas buscaram por cursos de Python oferecidos pela edtech, um crescimento de 37% em relação a 2021.

A linguaguem de programação é uma das mais populares e está no desenvolvimento de sites e jogos.

Alguns dados relevantes:

  • Os cursos de ciência de dados e SQL (Linguagem de Consulta Estruturada), linguagem de pesquisa declarativa padrão para banco de dados relacional, foram buscados por 3.009 pessoas.
  • O montante das três capacitações representa 37,9% das matrículas gerais de alunos. De 36.156 cadastros, 13.707 foram para as áreas de tecnologia. Em relação a 2021, houve um aumento de 57,7% na busca por cursos no segmento tech.
  • Baseado no número de matrículas até fevereiro deste ano, que somam 3.874 alunos, a edtech também projetou que a busca por capacitações na área devem aumentar em 20% até o final do ano.
  • A expectativa é que 12.838 pessoas se matriculem em cursos de Python na plataforma, 1.829 em Ciência de Dados e 1.782 em SQL. Só até fevereiro deste ano, 2.169 pessoas haviam se inscrito no curso de Phyton da plataforma.

Como fica o mercado de tecnologia em meio aos layoffs?

Dados da plataforma de empregos Infojobs mostram que as vagas para a área de tecnologia foram as segundas mais ofertadas em 2022, com 14.528 anúncios, o que representa um crescimento de 28,6% em relação ao ano anterior.

Embora as empresas do setores de tecnologia estejam entre as principais nas listas de demissões em massa, especialistas dizem que os profissionais de TI continuam sendo requisitados. “Os cortes, em grande maioria, foram em setores não-técnicos, como setor administrativo e Recursos Humanos", diz Ana Paula, CEO da Infojobs.

Pesquisas da consultoria americana Janco Associates mostram que os salários na área de tecnologia podem aumentar em até 8% neste ano.  "Trazendo para perspectiva brasileira, em um levantamento do Infojobs, a área de TI se apresentou como uma das mais bem pagas para 2023. Mas, é claro, os profissionais precisam ficar atentos às movimentações de mercado e investir em aprimoramento constante para desenvolver uma carreira de sucesso”, afirma a especialista.

João Paulo Martins, CEO da Hashtag Treinamentos, concorda que uma especialização pode ajudar os profissionais saírem na frente. “Vale para quem tem anos de experiência e para quem optou por seguir na área da tecnologia agora", diz.


Inscreva-se e receba por e-mail dicas e conteúdos gratuitos sobre carreira, vagas, cursos, bolsas de estudos e mercado de trabalho.

Acompanhe tudo sobre:Dicas de carreiraTecnologia da informação

Mais de Carreira

Ele é júnior com salário de sênior: veja quem é o profissional que as empresas brigam para ter

Estas são as três profissões mais valiosas até o final da década; veja se a sua está na lista

Como usar a gamificação para transformar o engajamento da sua equipe

5 tipos de vampiros emocionais e como eliminá-los da sua vida