Carreira

Anatel paga salário de até R$ 11,4 mil; confira simulado

Inscrições já estão abertas e há oportunidades para engenheiros e administradores. Veja as dicas de estudo e o simulado para o concurso da Anatel

Prédio da Anatel em Brasília (Sinclair Maia/Anatel/Divulgação)

Prédio da Anatel em Brasília (Sinclair Maia/Anatel/Divulgação)

Camila Pati

Camila Pati

Publicado em 14 de julho de 2014 às 14h00.

São Paulo – Já estão abertas as inscrições para o concurso da Anatel para analista e técnico administrativo. As 100 oportunidades são para trabalhar em Brasília (DF) e as provas serão aplicadas no dia 14 de setembro deste ano. 

Para quem tem nível superior são 68 vagas. As funções disponíveis são para o cargo de analista administrativo nas áreas de administração, arquitetura de soluções de tecnologia da informação e comunicação, desenvolvimento de sistemas de informação, direito, engenharia civil e suporte e infraestrutura de tecnologia da informação.

Também exige curso superior a função de especialista em regulação de serviços públicos de telecomunicações. Para esta última, os selecionados serão para as áreas de mídia digital, contabilidade, economia, engenharia, métodos quantitativos e direito.

Já as 32 vagas de nível médio, são para técnicos administrativos nas especialidades de administração e comunicação e técnicos em regulação de serviços públicos de telecomunicações.

Concorrência acirrada

Com salários que variam entre 5.418,25 e 11.403,90 reais, o concurso promete ser disputado. “Concursos para agências reguladoras têm como característica a convocação rápida, o que atrai muitos concurseiros”, diz Karina Jaques, professora do curso online Agora Eu Passo.

De acordo com ela, as chances de que o número de convocações vá além das 100 oportunidades anunciadas é grande. Outro ponto que aumenta o interesse pelo concurso é o fato de que a agência seja de âmbito nacional. “Há a possibilidade de remoção para outra unidade da Federação, após cumprido o prazo de 36 meses, conforme publicado no edital”, diz a professora. As inscrições vão até o dia 1º de agosto pelo site do Cespe, banca examinadora do concurso.

Novidades deste edital

O último concurso da Anatel teve edital publicado em 2012 oferecia oportunidades apenas para os cargos de analista administrativo e de técnico administrativo. Já o deste ano tem vagas para diversas especialidades em nível superior e médio.

Segundo Karina Jacques, duas novidades merecem destaque “A saída da disciplina informática dos conhecimentos básicos de nível médio e superior, exceto para as áreas de TI e a saída da disciplina ética no serviço público como disciplina de conhecimentos básicos tanto em nível médio e superior”, destaca.

Dicas de estudo

É claro que sai na frente quem já estava se preparando para este concurso, esperado desde o ano passado, segundo o professor Arenildo Santos, do site Questões de Concursos.

É o que têm feito as alunas do curso Agora Eu Passo, Érika Pacheco, de 34 anos, e Maroli Fagundes, 26 anos, que estudam juntas. “Quando esse concurso da Anatel tinha sido autorizado, eu comecei a estudar”, diz Érika.

Para quem vai começar a estudar agora ou pretende fazer a revisão, o professor sugere que primeiro sejam estudadas as disciplinas do grupo de conhecimentos básicos.

Nos cargos de nível superior são elas: língua portuguesa, língua inglesa e agências reguladoras. “Dependendo do cargo, outras disciplinas outras disciplinas estão inclusas”, lembra o professor.

Para quem vai concorrer a uma vaga de técnico, as disciplinas básicas são: língua portuguesa, noções de direito administrativo e noções de direito constitucional.

Após esta etapa de estudos, os concurseiros devem focar nas matérias específicas do seu cargo. “Imprescindível mesmo é resolver provas de concurso da Anatel”, diz Santos.

Para isso, ele recomenda que os candidatos entrem no site do Cespe e reúnam as provas anteriores. “Por elas, o candidato terá uma boa ideia de como poderão ser as provas do dia 14 de setembro”, diz Santos. .

“Para mim, treinar questões das provas anteriores, principalmente as últimas do Cespe é fundamental, pois essa é uma banca cheia de manhas”, diz a concurseira Maroli Fagundes.

E se a dica dos professores é conciliar o estudo do conteúdo e a resolução de exercícios, separamos um simulado, organizado pelo site Questões de Concursos:

//www.scribd.com/embeds/233491238/content?start_page=1&view_mode=scroll&access_key=key-Nv3ttVe26y6srmDpkfI6&show_recommendations=false

Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosConcursosConcursos públicos

Mais de Carreira

Como usar a técnica de Myers-Briggs Type Indicator (MBTI) para melhorar o desempenho profissional

Escala 6x1, 12x36, 4x3: quais são os 10 regimes de trabalho mais comuns no Brasil

Ele trabalha remoto e ganha acima da média nacional: conheça o profissional mais cobiçado do mercado

Não é apenas em TI: falta de talentos qualificados faz salários de até R$ 96 mil ficarem sem dono