Carreira

Amazon lança serviço de inteligência artificial de tradução para autores

Nova ferramenta Kindle Translate pode ampliar alcance de autores e inaugura nova fase da inteligência artificial aplicada à produção literária

 (Lucas Agrela/Fotosite)

(Lucas Agrela/Fotosite)

Publicado em 7 de novembro de 2025 às 09h25.

Ao lançar o Kindle Translate, a Amazon dá mais um passo decisivo no uso de inteligência artificial para transformar setores tradicionais. A nova ferramenta de tradução automática está em fase beta e, por ora, traduz textos do inglês para o espanhol e do alemão para o inglês. As informações foram retiradas de TechCrunch.

A proposta é clara: facilitar que autores independentes a publicação de suas obras em outros idiomas, aumentando exponencialmente o público leitor. Oportunidades não faltam. Segundo a própria Amazon, menos de 5% dos títulos disponíveis em sua plataforma estão traduzidos para mais de um idioma, uma limitação que a IA pode superar em escala e velocidade.

Agora, escritores que utilizam o Kindle Direct Publishing (KDP) podem traduzir suas obras sem custo adicional e publicá-las com poucos cliques, diretamente pelo portal da plataforma.

EXAME abre vagas para treinamento em Inteligência Artificial com desconto de 90% e direito a certificado; clique aqui e garanta sua vaga

Embora o serviço ainda enfrente o desafio da precisão, especialmente em obras literárias com nuances culturais e estilísticas, a empresa garante que as traduções passem por uma avaliação automatizada de qualidade antes de irem ao ar.

Além disso, os autores têm a possibilidade de revisar a tradução antes da publicação, embora essa opção só seja útil para quem domina os dois idiomas envolvidos.

A movimentação da Amazon reforça uma tendência que deve impactar diretamente o futuro da produção de conteúdo global: a inteligência artificial como aliada na expansão de mercado e na quebra de barreiras linguísticas.

A empresa também confirmou que os livros traduzidos com a ferramenta poderão ser incluídos em programas como o KDP Select e o Kindle Unlimited, ampliando ainda mais a visibilidade e o potencial de receita dos autores.

Quer conhecer os caminhos profissionais na área de IA? Esse treinamento introdutório de quatro aulas mostra as possibilidades por apenas R$ 37

O avanço de ferramentas como o Kindle Translate mostra que não se trata apenas de automatizar tarefas operacionais, mas de redefinir processos criativos, modelos de negócio e canais de distribuição.

A revolução da IA não está mais no futuro: ela já influencia o presente de mercados inteiros, da literatura ao marketing, do varejo à educação. E quem compreende esse movimento desde já tem maiores chances de ocupar posições de liderança nos próximos capítulos da economia digital.

Aprenda IA do zero com este curso da EXAME e Saint Paul

De olho em quem deseja ingressar nesse mercado, a EXAME e Saint Paul apresentam o pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$ 37.

Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de três horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento assinado pela Saint Paul e EXAME para incluir no currículo.

Veja, abaixo, os principais temas abordados:

  • Contextualização sobre o cenário atual da IA;
  • Principais ferramentas e conceitos relacionados à tecnologia;
  • Estudos de caso de empresas referências no uso da IA;
  • Principais formas de atuação do especialista em IA;
  • Como construir um plano de carreira prático.

Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, os interessados devem clicar aqui. Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.

   QUERO PARTICIPAR DO PRÉ-MBA EM IA PARA NEGÓCIOS DA EXAME E SAINT PAUL

Acompanhe tudo sobre:Branded MarketingBranded Marketing IA

Mais de Carreira

Cearense de 23 anos cria projeto focado na saúde da mulher rural

Copacabana Palace cria escala 5x2 para cerca de 600 funcionários

CEO bilionário que começou como frentista ensina à geração Z a regra nº 1 da carreira

Como pensar como Warren Buffett: 3 princípios para criar negócios à prova do tempo