Carreira

Acabe com a procrastinação em 5 passos

Especialista em gestão do tempo ensina como acabar com a mania de deixar tudo para a última hora

Uma agenda bem organizada, realismo e consciência de enrolação ajudam profissional a parar de deixar tarefas para depois (.)

Uma agenda bem organizada, realismo e consciência de enrolação ajudam profissional a parar de deixar tarefas para depois (.)

Talita Abrantes

Talita Abrantes

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 04h11.

São Paulo - Sua agenda vive repleta de tarefas não concluídas? Todas as manhãs, você acorda com os dedos cruzados para que uma mudança cósmica multiplique as horas do dia? Mas, todas as noites, se arrepende por ter desperdiçado boa parte dos 1.440 minutos diários? Então, você tem boas chances de ser vítima do hábito de deixar a vida para depois ou do mal da procrastinação, como quiser.

Resultado da má administração do tempo, programação neurológica ou até falta de adrenalina, o ato de adiar as tarefas diárias atinge todos os profissionais. De acordo com pesquisa da consultoria Triad Consulting, os brasileiros dedicam apenas 1/3 do seu dia para atividades realmente importantes.

No entanto, é possível mudar a rota dessa sina. O especialista em gestão do tempo, Christian Barbosa mostra cinco passas para diminuir a mania de procrastinar. Mas, antes disso, faça o teste e descubra se você tem um perfil conformista, procrastinador ou realizador .

1.    De olho no alvo
Apenas pessoas motivadas podem limar a procrastinação da sua rotina. Afinal, de acordo com o especialista em gestão do tempo Christian Barbosa, sem uma boa razão para movimentar-se, ninguém consegue parar de adiar a vida.

Para isso, o passo número 1 é determinar seus objetivos e prioridades. Nesse processo, fuja de metas vagas e abstratas. Com alvos não consistentes, você não conseguirá sair do comodismo ou da tendência à procrastinação.

De acordo com Barbosa, a dica é encontrar as razões que sustentam suas metas. "Uma moça diz que precisa começar a ir à academia, por exemplo. Por que ela quer fazer isso? É para emagrecer?", diz. "Mas por que quer emagrecer? Ah, é porque está apaixonada pelo Fulano. Então, essa deve ser a motivação dela".

Ele explica que as metas devem ser pensadas de forma a nos impulsionar para a ação. "Você quer juntar dinheiro para comprar um carro? Então, fixe quanto você precisa poupar por mês", exemplifica.

2.    Diminua a ambição
De nada adianta, no entanto, encher-se de pretensões e abarrotar a agenda com metas hiperbólicas. Mais dia, menos dia, o imprevisto chegará e suas expectativas serão fatalmente frustradas.

A dica é se preparar pra encarar o imponderável. Como? Seja realista e coloque um freio em suas ambições. "Se você trabalha oito horas, planeje suas atividades como se seu expediente durasse apenas cinco", afirma. "O mundo é dinâmico. E é preciso reservar algumas horas para possíveis mudanças de rumo".

Para não correr o risco de deixar as metas de lado, anote-as. Além de ajudar a organizar melhor a rotina, listas detalhadas das tarefas reforçam o comprometimento que você deve ter consigo mesmo para cumpri-las.

    <hr>                                    <p class="pagina"><strong>3.    Comece na primeira marcha</strong><br> É hora de criar coragem e partir para a batalha contra a procrastinação.  No entanto, a luta não precisa começar em grandes campos de batalha. Se  você quer sair vencedor, encare, primeiro, pequenos exércitos.<br> <br> Ou seja, novamente dê um drible na ambição e escolha missões pequenas  para espantar a tendência à procrastinação. "Planeje seu dia de forma a  fazer primeiro atividades de curta duração", diz. "Entrar em ação coloca  você em ação e isso faz a adrenalina subir".<br> <br> <strong>4.    Revolucione as sinapses</strong><br> A derrocada da procrastinação da rotina, no entanto, exige um esforço  mais profundo. É preciso revolucionar a maneira como você encara a vida.  <br> <br> De acordo com o especialista, o que impulsiona as pessoas a deixar tudo  para a última hora não é só a preguiça ou a má organização do tempo, mas  o modelo mental delas, ou a maneira como o nosso cérebro é programado  para reagir as circunstâncias diárias. "Os hábitos são formados com base  no seu mindset, ou modelo mental", afirma. <br> <br> O modelo mental não é uma estrutura fixa. Ele é construído ao longo de  toda a vida e, por isso, pode ser reestruturado. "Temos que trabalhar  para mudá-lo e criar uma mente antecipada".<br> <br> <strong>5.    Aumente a adrenalina</strong><br> Não é piada. Mas o papo de que uma vida saudável pode, de fato, tornar  você mais produtivo e tirar da sua agenda a mania de procrastinar é  verdadeiro, segundo o especialista. <br> <br> "Muitas vezes, as pessoas deixam de realizar algumas atividades porque  estão cansadas. Isso pode significar que elas estão com baixos índices  de adrenalina", explica Barbosa. <br> <br> A adrenalina é um neurotransmissor que prepara o nosso organismo para  situações de esforço físico. "Os profissionais devem priorizar mais  ações de equilíbrio em seu dia", aconselha. E, novamente, começar a  rotina com tarefas curtas e sequenciadas.</p>

Leia mais: 7 programas para organizar o tempo no trabalho

Faça o teste Você é um realizador, procrastinador ou um conformado?

Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosComportamentoSucesso

Mais de Carreira

Para executivo da Amazon, 'IA não veio tirar empregos, mas sim tirar tarefas'

Home office sem fronteiras: o segredo da Libbs para manter o trabalho remoto sem parar de crescer

Escala 6x1: veja quais setores mais usam esse modelo de trabalho, segundo pesquisa

Como preparar um mapa mental para entrevistas de emprego?