Carreira

A pílula dos executivos

Não são apenas os trainees que sentem uma revoada de borboletas no estômago antes de uma reunião ou de uma negociação importante: muitos executivos experientes também tremem na base nessas ocasiões. Isso é normal e, com a prática, a maioria acaba se saindo bem. No entanto, há alguns que não conseguem enfrentar tipo algum de […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 09h34.

Não são apenas os trainees que sentem uma revoada de borboletas no estômago antes de uma reunião ou de uma negociação importante: muitos executivos experientes também tremem na base nessas ocasiões. Isso é normal e, com a prática, a maioria acaba se saindo bem. No entanto, há alguns que não conseguem enfrentar tipo algum de exposição profissional e acabam prejudicando a carreira por causa disso. Para eles, a saída pode ser procurar um médico. Existem remédios, os betabloqueadores, que neutralizam a ação da adrenalina. Essa substância, que é produzida quando estamos sob estresse, provoca palidez, taquicardia e tremores -- tudo o que deixa evidente ao chefe e aos colegas de trabalho que você está apavorado.

Os betabloqueadores são indicados para hipertensão e distúrbios cardíacos, problemas que podem complicar-se com a presença da adrenalina. Como neutralizam a ação dessa substância, eles combatem os sintomas físicos da ansiedade, o que justifica seu uso por profissionais que vivem tropeçando no nervosismo. É claro que apelar para um comprimido não é a solução. "Mas pode ser um bom jeito de fazer a pessoa recuperar a autoconfiança", diz a psiquiatra Alexandrina Meleiro, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. Segundo a médica, em alguns casos é necessário associar medicação e psicoterapia para ensinar o paciente a lidar com as emoções. Como acontece com qualquer remédio, os betabloqueadores só devem ser usados sob supervisão médica, têm efeitos colaterais e contra-indicações: o uso prolongado está relacionado à depressão e também há restrições para diabéticos, asmáticos e fumantes.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Carreira

'É o Santo Graal das entrevistas': ex-RH do Google revela estratégia para impressionar recrutadores

Estas habilidades são essenciais na era da inteligência artificial, segundo pesquisadora da OpenAI

Kraft Heinz impulsiona carreira de seus líderes com imersão na Amazônia

Fundação Estudar abre inscrições para bolsas de estudo no Brasil e no exterior