Carreira

A nova carreira da 8ª mulher mais poderosa do mundo

Janet Napolitano renunciou à secretaria de Estado para a Segurança Interna dos Estados Unidos para ser a 1ª mulher a chefiar a Universidade da Califórnia


	A ex- secretária de Segurança Interna dos Estados Unidos, Janet Napolitano vai assumir como reitora da UCLA
 (REUTERS/Hyungwon Kang)

A ex- secretária de Segurança Interna dos Estados Unidos, Janet Napolitano vai assumir como reitora da UCLA (REUTERS/Hyungwon Kang)

Camila Pati

Camila Pati

Publicado em 15 de julho de 2013 às 14h13.

De 8ª mulher mais poderosa do mundo a primeira reitora de uma das mais tradicionais universidades norte-americanas. No fim da semana passada, Janet Napolitano entregou seu cargo de secretária de Estado americana para a Segurança Interna para assumir a presidência da Universidade da Califórnia.

É a primeira vez que uma mulher assume o posto, nos 145 anos da universidade e a posse deve ocorrer em setembro. Vale lembrar que Janet também foi pioneira ao assumir a pasta de segurança doméstica do governo Obama.

Considerada uma escolha inusitada para a instituição, como destaca reportagem no site da Forbes, Janet não tem a experiência acadêmica esperada para o mais alto cargo da universidade.

No entanto, a experiência na carreira pública e a sua capacidade diplomática podem ter sido os diferenciais que a universidade procurava para enfrentar a burocracia na captação de recursos para a instituição bem como a tendência de alta das mensalidades.

Janet que já foi governadora do Arizona e estava no comando do terceiro maior departamento do governo americano desde 2009, agora vai liderar o sistema universitário da Califórnia, o maior público do país, com 10 campi. 

“Por mais de quatro anos, tive o privilégio de servir o presidente Obama e seu governo como secretária de Segurança Interna. Tive a oportunidade de trabalhar com os homens e mulheres dedicados, que servem na linha de frente da nossa nação para proteger nossas comunidades e famílias, o que foi o ponto alto da minha carreira profissional”, afirmou em um comunicado divulgado na última sexta-feira.

Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosEnsino superiorFaculdades e universidadesmudanca-de-carreira

Mais de Carreira

Ele é júnior com salário de sênior: veja quem é o profissional que as empresas brigam para ter

Estas são as três profissões mais valiosas até o final da década; veja se a sua está na lista

Como usar a gamificação para transformar o engajamento da sua equipe

5 tipos de vampiros emocionais e como eliminá-los da sua vida