Carreira

A história curiosa de símbolos e da pontuação na escrita

Professor Diogo Arrais explica a origem de símbolos gráficos como @ e &

Símbolo @: origem no Império Romano (Thinkstock)

Símbolo @: origem no Império Romano (Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de agosto de 2016 às 14h17.

* Escrito por Diogo Arrais, professor de Língua Portuguesa

No início, os textos eram redigidos em letra maiúscula e de forma contínua, sem espaço entre os vocábulos. Zénodoto de Éfeso (320-240 a.C.), responsável pela biblioteca de Alexandria, foi o primeiro a separar os textos de autores diferentes ao copiar um manuscrito.

Há pouca diferença no uso da pontuação ao redor do mundo. Os sinais são ajustados à língua pelas regras gramaticais. Tratemos, pois, de alguns símbolos:

CEDILHA (Zê pequeno)
Cedilha foi criado na Espanha. Alguns textos escritos em espanhol arcaico apresentavam o encontro consonantal "cz". Com o tempo, houve a fusão. Na comparação "Espanhol-Português", podemos perceber a origem de cedilha:

azúcar - AÇÚCAR
gonzales - GONÇALVES
corazón - CORAÇÃO
manzana - MAÇÃ

ARROBA
O símbolo @ existe desde o Império Romano. Representava a palavra latina "ad", que indica lugar. O próprio sinal tenta mostrar um "a" dentro de um "d". No Brasil, o símbolo acabou representando uma medida de peso, a arroba, que equivale a 15 quilos. O termo era usado na Espanha e derivava do árabe "ar-rubá", que quer dizer "peso".
Em 1972, o engenheiro americano Ray Tomlinson resolveu utilizar o símbolo para indicar o local em que o usuário do e-mail está.

& (E Comercial)
Nascido em 63 a.C., seu criador é Marcus Tulius Tiro, encarregado de transcrever os discursos feitos no Senado de Roma. O "&" era colocado no lugar de "et" (em português apenas, "E"). Hoje, só usado em nomes de empresas.

QUANDO COMEÇAMOS A COLOCAR PINGO NO I?
A adição do ponto sobre a letra "i" data do século XVI. Quando os caracteres góticos foram adaptados, os dois "is" (ii) eram frequentemente confundidos com a letra "u". Para evitar esse problema, criou-se o costume de acrescentar a ele o sinal gráfico til, o apóstrofo e outros sinais, até se chegar ao "i" com ponto.

Para alguns copistas da época, essa prática não era muito aceita. Daí a expressão "colocar pingo no i, com o sentido de decidir algo.

Na próxima semana, falaremos de outros símbolos.
Um grande abraço, até a próxima e siga-me pelo Insta!

Diogo Arrais
@diogoarrais
youTube.com/MESMAPOESIA
Professor de Língua Portuguesa
Autor Gramatical pela Editora Saraiva

Acompanhe tudo sobre:Dicas de PortuguêsGramática

Mais de Carreira

Por que a OpenAI está comprando empresa do designer da Apple por US$ 6,5 bilhões

Para sobressair no meio digital, aposte nestes quatro formatos de conteúdo

Quanto ganha um profissional de marketing? Veja lista com os cargos mais bem pagos do ano

10 profissões para quem gosta de vendas e negociação