Musk afirmou que a remuneração da sua equipe de engenheiros de IA vai aumentar para diminuir a rotatividade (Chesnot/Getty Images)
Content Writer
Publicado em 9 de abril de 2024 às 09h57.
Última atualização em 9 de abril de 2024 às 09h59.
Reter talentos não é um desafio apenas para as pequenas empresas, mas também para as gigantes, como a Tesla, chefiada por Elon Musk. Em publicação feita no X, o magnata afirmou que a remuneração da sua equipe de engenheiros de IA vai aumentar. A razão por trás disso? Diminuir a rotatividade desses profissionais.
Desde 2023, especialistas em tecnologia estão deixando a Tesla para abrir seus próprios negócios em inteligência artificial ou para começar uma nova carreira em empresas concorrentes, como a OpenAI. E isso acendeu um alerta para o empresário sul-africano.
Isso porque, além de facilitar para a concorrência, perder mão de obra é um fator preocupante no mercado de tecnologia, que sofre com a escassez de profissionais qualificados. A solução foi aumentar os salários. Segundo Musk, essa é uma forma de enfrentar “a guerra por talentos mais louca já vista”.
Mas por que os especialistas em IA são tão valiosos? A resposta é simples: cada vez mais organizações enxergam o papel transformador da IA nos negócios – e percebem a necessidade de contratar profissionais para encabeçar essa transformação tecnológica.
Para Izabela Anholett, diretora de tecnologia e professora do MBA em Inteligência Artificial para Negócios da Faculdade EXAME, em breve, não haverá outra saída senão adotar a IA na rotina das empresas. “Daqui pra frente, absolutamente todos os tipos de negócios vão precisar incorporar a tecnologia para se manterem competitivas – e, para adotar a IA, as empresas vão precisar de talentos que dominem a tecnologia”, diz ela.
Para atrair os melhores profissionais, empresas recorrem aos salários mais altos, mas também a outros benefícios atraentes e oportunidades de desenvolvimento de carreira.
Para ter ideia, segundo o Guia Salarial Robert Half 2024, os salários para profissionais com conhecimento em inteligência artificial variam entre R$ 3,4 mil (para cargos de entrada, como os analistas) e R$ 51 mil (para cargos de direção e liderança).
Além disso, muitas empresas e organizações permitem que seus profissionais trabalhem de forma remota – ainda como parte da estratégia para reter profissionais. E isso é bastante valioso, pois oferece a possibilidade de equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
Para apoiar quem deseja trabalhar com IA, mas não sabe por onde começar, a EXAME apresenta, entre 15 e 23 de abril, uma série de encontros virtuais e gratuitos sobre o tema.
Apresentado por Izabela Anholett, CTO da EXAME, o treinamento Inteligência Artificial: Carreira do Futuro vai mostrar como se tornar um profissional com foco em negócios para liderar a implementação de novas tecnologias nas empresas. Seu principal objetivo é mostrar o passo a passo para construir uma carreira em IA.
Veja motivos para acompanhar a série sobre inteligência artificial da EXAME:
Após os quatro vídeos, os participantes receberão um certificado de participação para incluir no currículo e se destacar no mercado. Para ter acesso ao conteúdo gratuitamente, os interessados devem se inscrever clicando aqui ou no botão abaixo. Não fique de fora.
QUERO PARTICIPAR DA SÉRIE GRATUITA SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
*Este é um conteúdo apresentado por Faculdade EXAME