Carreira

Quando usar 'a' e 'há' numa frase? Conheça a regra e nunca mais erre

O professor de Português Diogo Arrais, fundador do canal Mesma Língua, explica como diferenciar as duas situações — uma sobre o passado e outra sobre o futuro

O escritor Machado de Assis, autor de Dom Casmurro (entre outros clássicos da Língua Portuguesa): ao se referir a algo relacionado ao passado, use a conjugação "há" do verbo "haver", como na frase "Li Dom Casmurro há (faz) dez anos." (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

O escritor Machado de Assis, autor de Dom Casmurro (entre outros clássicos da Língua Portuguesa): ao se referir a algo relacionado ao passado, use a conjugação "há" do verbo "haver", como na frase "Li Dom Casmurro há (faz) dez anos." (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de setembro de 2021 às 15h33.

Última atualização em 6 de outubro de 2021 às 09h51.

Por Diogo Arrais, professor de Português (@diogoarrais)

Quando se deve usar "a" ou "há"? Sempre que houver dúvida, lembre-se de que as situações pretéritas envolvem ; situações de futuro, A. Exemplos:

"Saí da escola há (faz) pouco tempo."
"Li Dom Casmurro há (faz) dez anos."
"Daqui a pouco, começa a partida entre Santos e Botafogo."

É importante notar que - no último exemplo - não há relação alguma com o pretérito e o "a" não pode ser substituído por "faz".

MORAR A EXISTE?

Pois bem: retirada essa dúvida, é verdade que se pode usar a construção "morar a"?

Vejamos o que afirma Dicionário de Regência Verbal, de Celso Pedro Luft, um dos mais famosos no tema regencial:

"MORAR - ter habitação ou residência; habitar; residir: Fulano mora na cidade ou no campo, no centro ou no bairro. Constrói-se [o verbo morar] com a preposição EM ou com o advérbio ONDE, devendo evitar-se o emprego da preposição a, por se tratar de verbo de quietação. Porém, entre nós, com o substantivo "rua" (e menos frequentemente com "avenida", "praça", "travessa"), na língua escrita de jornal, tabelionato, meio jurídico, a regência MORAR A é a usual."

Já no importante Houaiss e na Gramática Escolar de Bechara, só se encontra a preposição EM:

"Atualmente mora no Méier."
"Mora na Rua das Acácias."

É ainda esta preposição que se emprega com "residir", "situar" e derivados, de acordo com o mestre Evanildo Bechara e no próprio Aurélio:

"Prédio sito na Rua Direita."
"Ela reside na Rua Dias Ferreira, e não na Avenida Copacabana."

Em outras palavras, predomina o uso da preposição EM na regência de MORAR, RESIDIR, SITUAR e derivados.

Um grande abraço, até a próxima e inscreva-se no meu canal!

Dicas de carreira, vagas e muito mais

Você já conhece a newsletter da Exame Academy? Você assina e recebe na sua caixa de entrada as principais notícias da semana sobre carreira e educação, assim como dicas dos nossos jornalistas e especialistas.

Toda terça-feira, leia as notícias mais quentes sobre o mercado de trabalho e fique por dentro das oportunidades em destaque de vagas, estágio, trainee e cursos. Já às quintas-feiras, você ainda pode acompanhar análises aprofundadas e receber conteúdos gratuitos como vídeos, cursos e e-books para ficar por dentro das tendências em carreira no Brasil e no mundo.

Quer receber as dicas de carreiras, vagas de emprego e ficar por dentro das tendências do mercado de trabalho? Assine a newsletter aqui.

Acompanhe tudo sobre:Dicas de Português

Mais de Carreira

Como responder perguntas de entrevista sem perder sua essência

Quais são as principais características de um trabalho?

Québec abre inscrições para brasileiros de SP em busca de trabalho e estudo no Canadá

Vale a pena conciliar CLT e freelas para crescer profissionalmente?