Carreira

A dica de uma CEO aos 40 anos: não tente fazer tudo

Sarah Paiji Yoo, cofundadora da Blueland, relata a importância de aprender a priorizar as demandas

Luiz Anversa
Luiz Anversa

Repórter

Publicado em 7 de outubro de 2024 às 08h17.

A CEO da Blueland, Sarah Paiji Yoo, diz que não conseguiria fazer seu trabalho sem abandonar um hábito que atrapalhou sua primeira startup: tentar muito fazer tudo.

Paiji Yoo foi cofundadora da Blueland, que fabrica produtos de limpeza e cuidados pessoais com materiais ecológicos, em 2019. Sua empresa ultrapassou US$ 100 milhões em vendas em três anos e se tornou lucrativa no ano passado.

Mas antes da Blueland, ela foi CEO e cofundadora da Snapette, um aplicativo de compartilhamento de fotos focado em moda. Essa empresa, fundada em 2011, foi adquirida em 2013 pela PriceGrabber por uma quantia não revelada — e nesse intervalo de dois anos, Paiji Yoo se viu sobrecarregada de trabalho.

"Com minha primeira startup, eu estava girando demais", disse Paiji Yoo, hoje com 40 anos, à CNBC Make It. “Eu estava trabalhando 24 horas por dia, sete dias por semana, porque sempre conseguia encontrar mais trabalho para fazer. Agora, estou forçando a priorização, e é uma lição que tive que aprender ao longo do tempo".

Trabalhar 24 horas por dia pode piorar a qualidade da sua produção e levar ao esgotamento. É um problema real: 51% dos funcionários dos EUA se sentem "esgotados" quando seu dia de trabalho termina, e 45% dizem que estão emocionalmente esgotados no final do turno, de acordo com a Série de Pesquisas Saúde Mental dos Funcionários em 2024 da Society of Human Resource Management.

Agenda diária

E qual a solução de Paiji Yoo? Construir sua agenda diária em torno de uma mini-lista de verificação de três atividades essenciais por dia, em vez de tentar realizar todas as tarefas grandes ou pequenas, e encorajar as pessoas ao seu redor a evitar trabalhar à noite e nos fins de semana sempre que possível.

Definir metas mais realistas quando você está sobrecarregado é uma maneira melhor de fazer o trabalho, ele disse em um episódio recente do podcast "Everyday Better with Leah Smart" do LinkedIn: "Sempre que escolhemos fazer algo, também estamos escolhendo não fazer algo, o que pode parecer meio opressor quando temos tanto que precisamos fazer."

Acompanhe tudo sobre:Guia de CarreiraDicas de carreiraCEOsJornada de trabalho

Mais de Carreira

Cearense de 23 anos cria projeto focado na saúde da mulher rural

Copacabana Palace cria escala 5x2 para cerca de 600 funcionários

CEO bilionário que começou como frentista ensina à geração Z a regra nº 1 da carreira

Como pensar como Warren Buffett: 3 princípios para criar negócios à prova do tempo