Carreira

A dica de Nate Silver para fazer um bom currículo

Estatístico que previu a vitória de Obama nas últimas eleições usou o Twitter para explicar a essência de um bom currículo; veja alguns vídeos para cumprir tal missão


	O estatístico Nate Silver: para ele, método para o bom um currículo evita desordem e aposta em objetividade
 (Randy Stewart / Wikimedia Commons)

O estatístico Nate Silver: para ele, método para o bom um currículo evita desordem e aposta em objetividade (Randy Stewart / Wikimedia Commons)

Talita Abrantes

Talita Abrantes

Publicado em 14 de janeiro de 2014 às 10h13.

São Paulo – Cento e quarenta caracteres. Este foi o espaço que o aclamado estatístico Nate Silver usou, no último sábado, para explicar a essência de um bom currículo.

Após anunciar uma série de oportunidades profissionais em seu site, o guru das pesquisas eleitorais americanas usou o Twitter para ensinar que tipo de currículo gostaria de receber. 

Em uma tradução livre, ele escreveu: “A dica mais importante de currículo/carta de apresentação: evite a desordem. Torne fácil a compreensão sobre quem você é, o que você faz e o que torna você uma boa escolha”. 

Na prática, isso significa que, em termos de currículo, objetividade é tudo. O primeiro passo para isso é limar todas as frases ou palavras vazias do documento. Deixe para o recrutador a tarefa de decidir se você é um profissional criativo, proativo ou com potencial para a liderança.

A você cabe a missão de elencar todos os fatos e dados que mostrem suas conquistas e perfil profissional. Dados numéricos sempre caem bem no currículo. Por isso, quando mais objetiva for a conquista, melhor.

Prefira frases curtas e use verbos na terceira pessoa. Deixe os mínimos detalhes para a entrevista.

A seguir selecionamos alguns vídeos de carreira que podem ajudá-lo a compor um bom currículo. Aproveite: 

1 O que não colocar no currículo

Muita gente investe em prolixidade - mesmo na hora em que é preciso encantar o recrutador em uma rápida leitura. João Marco, da Michael Page, lista o que não precisa aparecer no currículo.

[videos-abril id="91a754e266caaa8d1eff29668fcefbdb" showtitle="false"]


2 Como ser objetivo no currículo

Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum, e André Magro, gerente da Hays Human Resources, explicam como escolher as informações do currículo:

 [videos-abril id="e958a8506873cddd3104397948d8cf48" showtitle="false"]

3 O que eu faço com todos os cargos?

Devo colocar todos os cargos que tive em uma mesma empresa no currículo? A resposta depende do tamanho da sua experiência e da relevância de cada um deles, segundo Renato Grinberg, autor do livro “O instinto do sucesso” (Editora Gente).

[videos-abril id="34863e50dcd0c491dd06338e57ded8c8" showtitle="false"]

Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosCurrículosDicas de carreiraMudança de empregoVídeos de carreira

Mais de Carreira

15 ideias de fazer renda extra usando esses prompts de IA

Essas são as 15 habilidades mais comuns de quem trabalha no Google

Como um empregado frustrado do Google criou a maior plataforma de ideias e inspiração

Carreiras quentes: veja as profissões que devem liderar as contratações em 2025