Carreira

A CEO que acorda sem despertador, lê poesia antes de dormir e evita telas para combater o burnout

Arianna Huffington compartilha seus hábitos inusitados para evitar o burnout e alcançar produtividade sustentável

NEW YORK, NEW YORK - APRIL 24: Arianna Huffington attends the 2025 Time100 Gala at Jazz at Lincoln Center  on April 24, 2025 in New York City. (Photo by Raymond Hall/GC Images) (Raymond Hall/GC Images/Getty Images)

NEW YORK, NEW YORK - APRIL 24: Arianna Huffington attends the 2025 Time100 Gala at Jazz at Lincoln Center on April 24, 2025 in New York City. (Photo by Raymond Hall/GC Images) (Raymond Hall/GC Images/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 25 de julho de 2025 às 07h52.

A rotina de Arianna Huffington, fundadora do Thrive Global, se destaca por práticas pouco convencionais, mas altamente eficazes, voltadas para o combate ao burnout e a manutenção da produtividade.

Depois de vivenciar um esgotamento extremo, ela adotou hábitos que priorizam o descanso, a saúde mental e a redução do estresse. Seu segredo para o sucesso envolve três hábitos:

1. Acordar sem despertador

Huffington considera o sono um dos pilares para o seu bem-estar e produtividade. Ela assegura oito horas de sono todas as noites e, para garantir a qualidade do descanso, não usa despertador. Ela acredita que o "dia começa na noite anterior", e que uma boa noite de sono é fundamental para ter energia e clareza mental para enfrentar os desafios diários. De acordo com ela, é durante o sono que o corpo e a mente se recuperam completamente, preparando-a para um dia produtivo e equilibrado.

2. Ler poesia antes de dormir

Ao invés de se entregar ao trabalho ou aos eletrônicos, Arianna reserva um tempo para si mesma ao final do dia. Antes de dormir, ela lê poesia ou romances. O uso de livros físicos, sem qualquer material de trabalho, ajuda a desacelerar a mente e a se desconectar das pressões diárias. Para ela, a leitura de livros impressos proporciona um momento de introspecção e relaxamento, além de uma maneira de se preparar para um sono reparador, sem a interferência de dispositivos digitais que podem aumentar a ansiedade.

3. Evitar telas

Em uma era em que muitas pessoas se perdem nas telas de seus celulares e laptops antes de dormir, Arianna adotou uma regra de "curfew digital": ela evita totalmente os dispositivos eletrônicos antes de dormir. Para ela, a exposição à luz azul das telas compromete a qualidade do sono, além de aumentar o estresse mental.

Acompanhe tudo sobre:BilionáriosDicas de carreira

Mais de Carreira

Como homem de 43 anos construiu um patrimônio de sete dígitos depois de perder tudo

Eles ganham acima de R$ 50 mil por mês — e não são da área de tecnologia

Análise de dados em segundos e não é ChatGPT? Saiba como a Blackbox AI está transformando o trabalho

O melhor prompt para o ChatGPT criar uma estratégia de negócio em 5 minutos