(Getty Images)
Redação Exame
Publicado em 25 de setembro de 2025 às 16h27.
Um estudo da International Workplace Group (IWG), plataforma de espaços de trabalho híbridos, mostra que 76% dos colaboradores afirmam que a Inteligência Artificial acelera sua progressão de carreira, índice que sobe para 87% entre profissionais da Geração Z.
A pesquisa indica que 80% dos trabalhadores já experimentaram ferramentas de IA e 78% relatam que elas economizam, em média, 55 minutos por dia - quase um dia de trabalho extra por semana. Quase dois terços dos jovens colaboradores (59%) ajudam colegas mais experientes a adotar essas tecnologias.
Entre os profissionais seniores, 80% afirmam que esse apoio permite focar em tarefas de maior valor, e 82% relatam que a inovação trazida pelos jovens abriu novas oportunidades de negócio.
No nível executivo, dois terços reconhecem que as habilidades em IA dos colaboradores mais jovens aumentaram a produtividade de seus departamentos, e mais de 80% acreditam que as inovações introduzidas por eles geraram novas oportunidades comerciais.
Entre trabalhadores em regime híbrido, 69% destacam que a IA facilita a colaboração entre diferentes locais, melhoram a preparação de reuniões (46%), o acesso a insights compartilhados (36%) e o acompanhamento de tarefas (36%).
A automação tem sido usada para reduzir tarefas administrativas, como redação de e-mails (43%), resumo de reuniões (42%), organização de arquivos (36%) e preenchimento de formulários (36%). Com isso, as equipes realocam tempo para atividades de maior impacto: 55% dedicam-se a projetos estratégicos, 54% investem em desenvolvimento profissional e 40% fortalecem relacionamentos ou cuidam do bem-estar pessoal.
No modelo híbrido, a IA também redefine o uso do tempo no escritório, o que permite priorizar pensamento estratégico (41%), aprendizado (41%), colaboração presencial (40%) e networking (35%). Além disso, mais da metade dos colaboradores considera que a IA melhora os resultados, e 64% afirmam que torna o trabalho híbrido mais eficiente.
Apesar dos benefícios, 63% dos trabalhadores temem que a falta de conhecimento em IA atrase suas carreiras, e 61% acreditam que quem não adotar essas ferramentas ficará para trás.
Além disso, 51% veem a IA como um fator de integração geracional, e mais da metade compartilha regularmente conhecimentos sobre IA com colegas, chegando a 66% entre pessoas de 25 a 34 anos.
De olho em quem deseja ingressar nesse mercado, a EXAME e Saint Paul apresentam o pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$37.
Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de 3 horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento assinado pela Saint Paul e EXAME para incluir no currículo.
Veja, abaixo, os principais temas abordados:
Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, é só clicar no link abaixo. Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.