Ferramentas de inteligência artificial podem aumentar a produtividade e otimizar a rotina de trabalho. (Khanchit Khirisutchalual/iStockphoto)
Redatora
Publicado em 4 de julho de 2025 às 17h36.
Uma pesquisa encomendada pela IBM e conduzida pela Morning Consult em parceria com a Lopez Research revelou que as empresas brasileiras estão querendo ampliar seus investimentos em Inteligência Artificial.
De acordo com o estudo, 78% das companhias no Brasil planejam aumentar suas verbas na tecnologia até o final de 2025.
Os números indicam que 95% das empresas brasileiras já relatam progresso em suas estratégias de IA para 2024, com 48% observando retorno positivo sobre os investimentos (ROI).
Isso demonstra uma maturidade crescente nas decisões tecnológicas e uma tendência de direcionar recursos para iniciativas de valor comprovado.
A pesquisa, que ouviu mais de 2.400 tomadores de decisão de TI em 13 países, mostra que o Brasil está entre os mercados mais engajados no uso da IA.
A adoção de tecnologias como nuvem híbrida e plataformas de código aberto vem sendo usada para impulsionar a inovação e garantir um retorno financeiro mais consistente.
Ana Paula Zamper, coordenadora do Programa de Inteligência Artificial para C-Level e Conselheiros da EXAME e Saint Paul, traz que segundo a IDC Predictions Brazil 2025, os gastos com IA no Brasil devem crescer 30% em relação a 2024.
Isso ultrapassa US$ 2,4 bilhões, impulsionados principalmente por IA generativa e agentes autônomos. A tecnologia já não é mais vista como tendência, e sim como infraestrutura para decisão, operação e diferenciação.
Entre as principais mudanças estratégicas previstas pelas empresas brasileiras estão:
A busca por profissionais com competências em IA tende a se intensificar.
A perspectiva de crescimento também inclui o lançamento de novos projetos: mais de 50% das organizações no Brasil já utilizam IA baseada em código aberto, e muitas delas planejam implementar mais de 20 pilotos de IA em 2025
Com a IA se tornando um pilar para inovação e eficiência nas empresas, os profissionais que compreendem suas aplicações e dominam ferramentas de código aberto tendem a ocupar posições de destaque.
Em um mercado cada vez mais competitivo, essa expertise pode ser o diferencial entre manter-se relevante ou ultrapassado.
A expectativa é de que, em três anos, 88% das empresas ainda sem retorno positivo em seus investimentos em IA obtenham resultados. Isso reforça a necessidade de profissionais preparados para liderar essa transformação.
A EXAME, maior plataforma de negócios do Brasil, se une à Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, para apresentar o Pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios , um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para conquistar uma carreira nesse setor que só cresce.
Durante o treinamento, os alunos irão conhecer as ferramentas de IA mais importantes do mercado, vão descobrir os bastidores de casos de sucesso e poderão traçar um plano de carreira para conquistar o tão sonhado sucesso profissional.
Todo esse conteúdo, que soma 3 horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.