Pessoa estudando com livros (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 30 de agosto de 2016 às 14h22.
Você sabia que muitas palavras usadas em nosso dia a dia são meros neologismos?
Neologismo é uma palavra ou expressão nova numa língua; significado novo que uma palavra ou expressão de uma língua pode assumir.
TELEFONE
Deriva do inglês "telephone", que surgiu no ano de 1849. Formado pelos radicais gregos tele (longe, ao longe, à distância) e fone (som, linguagem), este "dispositivo que transmite som a distância" traz no nome sua função.
CINEMA
Importado do termo francês cinéma (criado em 1899), trata-se da forma reduzida do também francês cinematrografe. Em grego, kinema, atos significa "movimento", e grafos é "escrito, grafado". Trata-se, portanto, do que está escrito em movimento.
TELEVISÃO
O termo vem do francês télévision e designa um "sistema de transmissão de imagens a distância", que permite que se veja de longe. O elemento grego tele significa "longe" e vision provém do latim vid, que denota o ato de ver, olhar.
FAX
Forma reduzida de "fac-símile", termo absorvido do inglês e, por sua vez, criado em 1948. "Fac-símile" vem das formas latinas facere (fazer) e similis (semelhante). Trata-se de um aparelho que, literalmente, faz o semelhante.
AVIÃO
Derivado do francês avion, criado em 1875, esse termo vem do radical latino aius, que significa ave, pássaro.
DIGITAR
Esse neologismo foi criado na nova era da informática e veio do latim digitus (dedo). Nessa época, surgiu também a palavra hacker - usada para designar os invasores de computadores alheios. Foi criada a partir de hack, que significa "brecha" em inglês.
Um grande abraço, até a próxima e siga-me pelo Twitter!