Se você está procurando trabalho, já percebeu que o mercado está cada vez mais exigente em relação às qualificações. Mas não é apenas de formação escolar e experiência profissional que é feito um bom candidato.
Veja as habilidades que todo recrutador procura quando está te avaliando, seja ao ler o seu currículo ou na entrevista de emprego, e como você pode desenvolvê-las:
Boa comunicação
Saber se comunicar é essencial para qualquer trabalho. Por isso mesmo, os recrutadores sempre buscam pessoas que sabem se expressar, que escrevem com clareza e falam de maneira articulada. Para você passar uma boa impressão desde o primeiro contato, leia várias vezes (se possível em voz alta) a sua carta de apresentação e o seu currículo, tome bastante cuidado para não deixar nenhum erro de Português passar e decore a sua história profissional, para não gaguejar na hora da entrevista.
Ah, e muito importante: ser um bom ouvinte faz parte de saber se comunicar. E você também será avaliado por isso na entrevista de emprego. Portanto, preste bastante atenção no que as pessoas que te entrevistarem falarem, não se distraia durante a conversa e nunca interrompa alguém que está falando.
Capacidade de resolver problemas
Não é à toa que a maioria dos processos seletivos hoje em dia envolvem testes: os recrutadores querem saber como você se sai resolvendo problemas. Isso incluí o seu raciocínio lógico, a sua criatividade e a sua experiência.
Para chegar na entrevista preparado, leia atentamente a descrição da oportunidade e pesquise sobre a empresa para prever os possíveis problemas que você enfrentaria neste e começar a pensar em possíveis soluções. Mesmo que você não adivinhe o problema exato que o RH irá propor para o seu teste, você estará treinando a “arte” da solução de problemas e se sentirá muito mais seguro na hora do vamos ver.
Organização e planejamento
Você sabe trabalhar com foco no objetivo, organizar a sua agenda e planejar as suas tarefas de acordo com os prazos? Esta é uma habilidade muito procurada pelos recrutadores por ser importante não apenas para realizar um bom trabalho, mas também para crescer na empresa.
Uma ótima forma de começar a treinar esta organização é fazer um planejamento da sua carreira. Não importa se você está empregado ou em busca de um trabalho, desta maneira você terá uma visão muito mais clara dos seus objetivos e como realiza-los, além de dar o primeiro passo para adquirir esta habilidade.
Respeito pela diversidade
Uma empresa é composta por pessoas de culturas, gostos, gêneros, religiões, opções sexuais e tantas outras coisas diferentes. Saber respeitar estas diferenças é fundamental para um profissional contribuir para manter o clima organizacional positivo. Ou seja, os RHs querem contratar pessoas que se darão bem com os colegas no ambiente de trabalho!
Grandes companhias, como a Microsoft, já falaram que querem aumentar a diversidade entre os seus colaboradores e esta é uma tendência natural.
Trabalho em equipe
Esta não é novidade: trabalho em equipe é algo muito valorizado pelas empresas que estão em busca de um novo colaborador. Isso porque companhias são feitas de muitas pessoas trabalhando juntas com objetivos em comum.
O primeiro passo é se comunicar bem com as pessoas no seu trabalho, tratar todo mundo com respeito e profissionalismo. Se não estiver empregado, não tem problema, isso também vale para a vida. Sempre que puder, ofereça ajuda para quem está precisando – não custa nada e ainda te fará feliz. E, mais importante, treine a sua capacidade de encontrar soluções ao invés de apontar os problemas, isso faz toda a diferença na dinâmica do grupo.
* Este artigo foi originalmente publicado por 99jobs
-
1. Recrutadores "espertinhos"
zoom_out_map
1/12 (Thinkstock)
São Paulo – Perguntas bizarras e inusitadas
já não são mais moda em entrevistas de emprego do
Google mas ainda fazem
sucesso entre os
recrutadores do Facebook, por exemplo. E não é só a empresa de Mark Zuckerberg que ainda faz isso. Muitas empresas também seguem a linha de dar um nó na cabeça dos candidatos e uma
pesquisa recente do
site Glassdoor mostra o teor de algumas das questões mais estranhas que candidatos reportaram por lá entre 2015 e 2016. Confira, nas fotos, as perguntas e veja as sugestões de repostas de alguns usuários do site.
-
2. Cachorro-quente
zoom_out_map
2/12 (Thinkstock/Thinkstock)
“Quando a salsicha de um cachorro quente se expande ela se parte em que direção e por quê?” A pergunta foi feita a um candidato a analista de propulsão estrutural na SpaceX, empresa de transporte espacial dos Estados Unidos. A resposta mais bem avaliada por usuários no
Glassdoor sugere que a tensão é sempre maior na direção tangencial do que na direção axial e que, por isso, a divisão se dá na direção do seu comprimento e não em círculos em torno de sua circunferência.
-
3. Sobre cavalo e patos
zoom_out_map
3/12 (Thinkstock)
“Você prefere lutar com um pato de um tamanho de cavalo ou 100 cavalos do tamanho de um pato?” Esta pergunta foi feita a um candidato para trabalho no açougue do mercado Whole Foods, em uma cidade do estado de Kentucky. A melhor resposta, segundo os usuários do
Glassdoor é: "nenhum dos dois porque você não quer brigar no Whole Foods". Entre os que escolheram uma das alternativas, o pato do tamanho de um cavalo parece ser a melhor opção, segundo os usuários do site, já que é um só e não cem.
-
4. CEO por um dia
zoom_out_map
4/12 (Thinkstock)
“Se você fosse o CEO, quais as primeiras três coisas que você checaria sobre o seu negócio assim que acordasse?” A pergunta foi feita em entrevista de emprego no Dropbox, em São Francisco, Califórnia. A melhor resposta, segundo
usuários, é checar se funcionários estão bem, se existem grandes problemas de clientes ou problemas com o serviço e pesquisar sobre o que de novo há nesta indústria hoje.
-
5. O primeiro disco
zoom_out_map
5/12 (Wikimedia Commons)
“Qual seria o nome do seu álbum de estreia?” Esta pergunta foi feita a um candidato a vendedor da marca de roupas Urban Outfitters. Um usuário de nome Chris Brown teve a
resposta mais votada no site. Sua sugestão de nome de seu disco de estreia é “Não aquele Chris Brown”.
-
6. Coco quente?
zoom_out_map
6/12 (ThinkStock)
“Como você venderia coco quente, na Flórida?” Esta pergunta, sem sugestões de respostas pelos usuários do Glassdoor, foi feita a um candidato para a área de recursos humanos da J. W. Business Acquisitions.
-
7. 40 mil dólares
zoom_out_map
7/12 (Getty Images)
“Se eu te desse 40 mil dólares para abrir um negócio, o que você faria?” Esta pergunta foi feita em uma entrevista de emprego no Hubspot, em São Francisco. A
resposta mais bem avaliada pelos usuários do site foi a de uma sugestão de restaurante especializado em café da manhã. Baixo custo,responsável pormanter uma boa margem de lucro, a alta demanda por este tipo de refeição no mercado de alimentação e o horário de trabalho, que finda ao meio dia, foram os argumentos para justificar a escolha.
-
8. Pinguim
zoom_out_map
8/12 (Reprodução/YouTube)
“O que você faria se achasse um pinguim no freezer?” A questão é de uma entrevista de emprego na Trader Joe, em Orange, Califórnia. A
resposta mais votada pelo usuários sugere ligar para o serviço de proteção animal. A segunda resposta mais bem avaliada é engraçadinha: “fechar a porta e parar de beber.”
-
9. Seu lema
zoom_out_map
9/12 (Thinkstock)
“Se você fosse uma marca, qual seria o seu lema?”. Feita a um candidato em entrevista no Boston Consulting Group em Washington, D.C, a pergunta recebeu
respostas criativas dos usuários do Glassdoor, mas poucas receberam boas avaliações.
-
10. Ora bolas
zoom_out_map
10/12 (Thinkstock)
“Quantas bolas de basquete caberiam nesta sala?” A pergunta surgiu em entrevista daa Delta Airlines, em Cincinnati, Ohio. A
resposta mais votada é, na verdade, uma pergunta: “depende. Cheias ou vazias?”.
-
11. Multiplicação de dinheiro
zoom_out_map
11/12 (Thinkstock/tiero)
“Se você tivesse 2 mil dólares, como você dobraria este valor em 24 horas?” Foi um candidato a trainee na Uniqlo quem teve de responder a esta pergunta. No Glassdoor, a melhor
resposta, segundo usuários do site é: “se eu pudesse duplicar 2 mil dólares em 24 horas, eu não estaria me candidatando a esta posição.”. Será que o recrutador iria gostar?
-
12. Agora, confira perguntas bizarras feitas em entrevistas no Facebook
zoom_out_map
12/12 (Rick Wilking/Files/Reuters)