Carreira

4 requisitos para ser aprovado no MBA de Harvard

Taxa de admissão de uma das melhores escolas de negócios do mundo é de apenas 13%, nota brilhante no GMAT é o primeiro passo para ser aprovado em Harvard

Nota do GMAT é um dos primeiros quesitos avaliados pelo comitê de admissão de Harvard (foto/Getty Images)

Nota do GMAT é um dos primeiros quesitos avaliados pelo comitê de admissão de Harvard (foto/Getty Images)

Camila Pati

Camila Pati

Publicado em 18 de março de 2013 às 09h14.

São Paulo – Ser aprovado pelo comitê de admissão de MBA de uma das melhores escolas de negócios do mundo não é tarefa das mais simples. No ano passado, 8.963 pessoas tentaram, mas apenas 913 foram admitidas na Harvard Business School (HBS), o que corresponde a uma taxa de aprovação de 13%, a mais baixa entre as “top” escolas de negócios dos Estados Unidos, de acordo com o site Poets & Quants.

Com despesas em torno de 127 mil dólares por ano, os alunos de MBA de Harvard passam por uma batelada de testes, entrevistas além de precisarem apresentar 3 cartas de recomendação ao comitê da escola antes de serem aprovados no curso.

O esforço antes e durante o MBA, no entanto, parece valer a pena. É que o retorno do investimento vem com pouco mais de um ano de trabalho, um dos melhores entre as escolas de negócios.

Desde 2011, o salário médio pago aos ex-alunos é de 120 mil dólares por ano, 10 mil dólares a mais do que era oferecido em 2010, segundo a Bloomberg Businessweek, o que em reais corresponde a uma remuneração mensal de 20 mil ao mês. Ficou animado? Confira então o que é preciso para conseguir sentar nos bancos da disputada escola de negócios:

  Ter notas mais altas que 95% dos candidatos nos testes de admissão

Mandar bem no exame de GMAT (Graduate Management Admission Test) ou de GRE (Graduate Record Examination) é a primeira condição para quem quer garantir um lugar no MBA de Harvard. 

Para se ter uma ideia, a média entre os aprovados é de 726 pontos no GMAT, de acordo com o Poets & Quants. A nota máxima possível no teste, que dura três horas e meia e é dividido em 4 seções – escrita analítica, quantitativa, verbal e raciocínio integrado -,  é de 800.

 Ou seja se você tiver uma nota menor do que esta média já começa em desvantagem, embora não seja descartado de vez. No ano passado, a menor nota entre os aprovados foi de 570, a maior, de 790.  Além disso, estrangeiros precisam comprovar que têm o inglês afiado a partir da aprovação em provas de proficiência como TOEFL ou IELTS.

2      Um histórico universitário com notas excelentes de preferência em faculdade top

O lugar em que você concluiu seus estudos e as suas notas da graduação também são levados em conta pelo comitê de admissão da HBS. Se o seu diploma universitário é de uma das melhores universidades do mundo, as chances crescem.  As cinco universidades com maior taxa de alunos aprovados na escola de negócios são a própria Harvard ( é claro), Stanford, Universidade da Pensilvânia, Yale e Columbia.

Mas não basta tem o diploma de uma faculdade de elite, é preciso ter completado o curso com boas notas também.  A média durante a graduação dos alunos aprovados na HBS fica entre 9 e 10, ou 3.66 de GPA (Grade Point Average).  O GPA máximo é 4, confira como calcular o seu:

Conceito/nota GPA
A ou 90-100% 3.5-4.0 grade points
B ou 80-89% 2.5-3.49 grade points
C ou 70-79% 1.5-2.49 grade points
D ou 60-69% 1.0-1.49 grade points
F ou 0 - 59% 0.0 grade points

3 Emprego em empresa renomada

O prestígio do empregador é outro quesito que pode aumentar ou diminuir as chances de aprovação do candidato. Dos alunos que garantiram o diploma de MBA no ano passado em Harvard, 5,7% (52) estavam empregados na McKinsey & Co, 4,6% (42) na Bain & Co. e 3,4% (31) no Boston Consulting Group. 

Um emprego em empresas como Booz, Deloitte Consulting, Google, J.P. Morgan/Chase e Goldman Sachs também conta pontos na hora da admissão.

4 Evolução de carreira 

Uma trajetória de ascensão profissional é outro aspecto que pode ser decisivo na hora de garantir uma vaga na HBS. Promoção recente ou a aquisição de mais responsabilidade no cargo são fatores avaliados pelo comitê de avaliação. Vale destacar que pelo menos uma das 3 cartas de recomendação deve ser escrita pelo seu chefe direto.

Em relação ao tempo de experiência, três anos é a média entre os aprovados, já que os alunos que entram no MBA, geralmente, estão na casa dos 27 anos.Com cinco ou mais anos na bagagem profissional, as chances tendem a diminuir, assim como para aqueles que têm no máximo 2 anos de experiência no mercado de trabalho. 

Confira agora quais são os segredos, de acordo com Ricardo Betti, da MBA Empresarial, para passar os MBAs de Harvard, Stanford e MIT:

[videos-abril id="d959e9f69bf2aade617be493bb0ff182" showtitle="false"]

Acompanhe tudo sobre:Cursos de MBACursos no exteriorEducação executivaEnsino superiorFaculdades e universidadesHarvardPós-graduação

Mais de Carreira

Por que a palavra 'nunca' foi uma estratégia de foco para a Netflix

Klabin abre 50 vagas para estagiários de diferentes regiões do Brasil

Agulha no palheiro? Este é o líder que toda empresa procura, mas poucos estão prontos para o desafio

Como usar a técnica de repetição espaçada para aprender novas línguas