Carreira

4 requisitos para ser aprovado no MBA de Harvard

Taxa de admissão de uma das melhores escolas de negócios do mundo é de apenas 13%, nota brilhante no GMAT é o primeiro passo para ser aprovado em Harvard

Nota do GMAT é um dos primeiros quesitos avaliados pelo comitê de admissão de Harvard (foto/Getty Images)

Nota do GMAT é um dos primeiros quesitos avaliados pelo comitê de admissão de Harvard (foto/Getty Images)

Camila Pati

Camila Pati

Publicado em 18 de março de 2013 às 09h14.

São Paulo – Ser aprovado pelo comitê de admissão de MBA de uma das melhores escolas de negócios do mundo não é tarefa das mais simples. No ano passado, 8.963 pessoas tentaram, mas apenas 913 foram admitidas na Harvard Business School (HBS), o que corresponde a uma taxa de aprovação de 13%, a mais baixa entre as “top” escolas de negócios dos Estados Unidos, de acordo com o site Poets & Quants.

Com despesas em torno de 127 mil dólares por ano, os alunos de MBA de Harvard passam por uma batelada de testes, entrevistas além de precisarem apresentar 3 cartas de recomendação ao comitê da escola antes de serem aprovados no curso.

O esforço antes e durante o MBA, no entanto, parece valer a pena. É que o retorno do investimento vem com pouco mais de um ano de trabalho, um dos melhores entre as escolas de negócios.

Desde 2011, o salário médio pago aos ex-alunos é de 120 mil dólares por ano, 10 mil dólares a mais do que era oferecido em 2010, segundo a Bloomberg Businessweek, o que em reais corresponde a uma remuneração mensal de 20 mil ao mês. Ficou animado? Confira então o que é preciso para conseguir sentar nos bancos da disputada escola de negócios:

  Ter notas mais altas que 95% dos candidatos nos testes de admissão

Mandar bem no exame de GMAT (Graduate Management Admission Test) ou de GRE (Graduate Record Examination) é a primeira condição para quem quer garantir um lugar no MBA de Harvard. 

Para se ter uma ideia, a média entre os aprovados é de 726 pontos no GMAT, de acordo com o Poets & Quants. A nota máxima possível no teste, que dura três horas e meia e é dividido em 4 seções – escrita analítica, quantitativa, verbal e raciocínio integrado -,  é de 800.

 Ou seja se você tiver uma nota menor do que esta média já começa em desvantagem, embora não seja descartado de vez. No ano passado, a menor nota entre os aprovados foi de 570, a maior, de 790.  Além disso, estrangeiros precisam comprovar que têm o inglês afiado a partir da aprovação em provas de proficiência como TOEFL ou IELTS.

2      Um histórico universitário com notas excelentes de preferência em faculdade top

O lugar em que você concluiu seus estudos e as suas notas da graduação também são levados em conta pelo comitê de admissão da HBS. Se o seu diploma universitário é de uma das melhores universidades do mundo, as chances crescem.  As cinco universidades com maior taxa de alunos aprovados na escola de negócios são a própria Harvard ( é claro), Stanford, Universidade da Pensilvânia, Yale e Columbia.

Mas não basta tem o diploma de uma faculdade de elite, é preciso ter completado o curso com boas notas também.  A média durante a graduação dos alunos aprovados na HBS fica entre 9 e 10, ou 3.66 de GPA (Grade Point Average).  O GPA máximo é 4, confira como calcular o seu:

Conceito/nota GPA
A ou 90-100% 3.5-4.0 grade points
B ou 80-89% 2.5-3.49 grade points
C ou 70-79% 1.5-2.49 grade points
D ou 60-69% 1.0-1.49 grade points
F ou 0 - 59% 0.0 grade points

3 Emprego em empresa renomada

O prestígio do empregador é outro quesito que pode aumentar ou diminuir as chances de aprovação do candidato. Dos alunos que garantiram o diploma de MBA no ano passado em Harvard, 5,7% (52) estavam empregados na McKinsey & Co, 4,6% (42) na Bain & Co. e 3,4% (31) no Boston Consulting Group. 

Um emprego em empresas como Booz, Deloitte Consulting, Google, J.P. Morgan/Chase e Goldman Sachs também conta pontos na hora da admissão.

4 Evolução de carreira 

Uma trajetória de ascensão profissional é outro aspecto que pode ser decisivo na hora de garantir uma vaga na HBS. Promoção recente ou a aquisição de mais responsabilidade no cargo são fatores avaliados pelo comitê de avaliação. Vale destacar que pelo menos uma das 3 cartas de recomendação deve ser escrita pelo seu chefe direto.

Em relação ao tempo de experiência, três anos é a média entre os aprovados, já que os alunos que entram no MBA, geralmente, estão na casa dos 27 anos.Com cinco ou mais anos na bagagem profissional, as chances tendem a diminuir, assim como para aqueles que têm no máximo 2 anos de experiência no mercado de trabalho. 

Confira agora quais são os segredos, de acordo com Ricardo Betti, da MBA Empresarial, para passar os MBAs de Harvard, Stanford e MIT:

[videos-abril id="d959e9f69bf2aade617be493bb0ff182" showtitle="false"]

Acompanhe tudo sobre:Ensino superiorFaculdades e universidadesHarvardCursos no exteriorCursos de MBAPós-graduaçãoEducação executiva

Mais de Carreira

Como ser produtivo no trabalho após uma noite mal dormida

Vai liderar pela primeira vez? Não cometa esses três erros se quiser ter sucesso nessa etapa

INSS abre pré-inscrição para estágio com bolsa de até R$ 1.125,69; veja como participar

Veja frase de 7 palavras que CEO usa quando está estressada no trabalho: 'Ajuda a pensar melhor'