Carreira

38% dos americanos reduziu jornada, mesmo ganhando menos

Em busca de mais qualidade de vida, muitos deles não se importaram em ter uma renda menor


	Relógio: nos últimos 5 anos, americanos tomaram providências para reduzir cargas de trabalho
 (MattysFlicks/Creative Commons/Flickr)

Relógio: nos últimos 5 anos, americanos tomaram providências para reduzir cargas de trabalho (MattysFlicks/Creative Commons/Flickr)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de agosto de 2014 às 19h49.

São Paulo - A procura pelo equilíbrio entre a vida pessoal e profissional fez com que mais de um terço dos norte-americanos tomasse uma atitude para reduzir a rotina de trabalho.

Em busca de mais qualidade de vida, muitos deles não se importaram em ter uma renda menor.

Uma pesquisa realizada pela PolilcyInteractive para o Centro para um Novo Sonho Americano descobriu que 38% dos norte-americanos escolheram reduzir o número de horas trabalhadas, mesmo ganhando menos por isso.

O estudo observou que nos últimos cinco anos os americanos tomaram providências para diminuir suas cargas de trabalho. E o mais interessante é que 86% deles afirmaram estar felizes com essa mudança.

A pesquisa, chamada “Novo Sonho Americano” foi realizada entre março e abril deste ano e entrevistou 1.821 norte-americanos com mais 18 anos de idade.

Nas entrevistas, eles responderam questões sobre economia, meio ambiente, publicidade e saúde. As mesmas perguntas já haviam sido usadas para um estudo anterior, há 10 anos.

Entre os que tomaram medidas para trabalhar menos por tempo, 39,3% resolveram parar de trabalhar fora de casa, 25% conseguiram apenas reduzir a carga horária no ambiente de trabalho e 28% migraram para outros empregos com remuneração mais baixa, sendo que 21,1% dessas pessoas afirmam que o dinheiro não fez falta.

No entanto, mesmo felizes com a mudança, para 39,2% dos entrevistados a renda extra faz falta, e 25,9% afirmaram que foi complicado lidar com a redução do salário.

Segundo o Instituto Akatu, o estudo mostra que os anseios dos norte-americanos estão alinhados com um levantamento realizado pela ONG em 2012 sobre qualidade de vida e sustentabilidade no Brasil.

De acordo com a pesquisa Akatu 2012: Rumo à Sociedade do Bem-Estar, 60% dos entrevistados disseram que conviver bem entre amigos e a família é um fator que define a felicidade.

Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosINFOJornada de trabalhoqualidade-de-vidaSalários

Mais de Carreira

“Passei, mãe!". Ela pagou cursinho com mãe vendendo lanche na rua e é aprovada em medicina na UERJ

“Se as empresas não mudarem, no futuro deixarão de existir”, afirma professor dos EUA

Vale a pena mesmo amar seu trabalho?

Executiva revela cinco perguntas que todos os líderes devem fazer a seus liderados