Ofertas de emprego: centenas de oportunidades (Getty Images/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 12 de maio de 2017 às 19h00.
Última atualização em 12 de maio de 2017 às 19h00.
Com a diminuição da oferta de novas vagas no mercado de trabalho – consequência da crise econômica que país ainda enfrenta -, conseguir um emprego tornou-se uma tarefa complicada. Para muitos jovens profissionais, a busca pela vaga ideal é uma empreitada cada vez mais frustante, conforme os diversos envios de currículos e longos processos de candidatura não culminam na oferta de emprego.
Para ajudar quem está nessa situação, reunimos três conselhos sobre como se conectar com as melhores oportunidades e ser contratado. Confira a seguir:
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=UP1upjYnonU%5D
1. Não atire para todo lado
Por mais que possa parecer uma boa estratégia no curto prazo, escolher um emprego simplesmente porque foi o que deu certo vai trazer problemas sérios em um futuro não tão distante! Vale dedicar um tempo ao autoconhecimento, buscando entender qual o trabalho ideal para você, antes de começar a mandar currículos.
2. Invista na sua rede
Se você está buscando um emprego, o mercado tem que saber quem você é. Currículo e LinkedIn atualizados são requisitos, mas não suficientes – é preciso ativar a sua rede e entender quais contatos podem te ajudar a se conectar com uma boa oportunidade de trabalho.
3. Participe de eventos de recrutamento
Quanto mais você interage e conversa com outras pessoas, mais provável é que oportunidades apareçam para você. Falar diretamente pelo Linkedin com profissionais e recrutadores é uma forma de criar essas conexões, mas participar de eventos ou feiras de recrutamento pode render um número muito maior de interações e contatos. A Fundação Estudar, por exemplo, promove duas feiras gratuitas de recrutamento no mês de agosto, a Conferência Na Prática, que vai reunir empresas de gestão empresarial e mercado financeiro.