Funcionários conversam em escada: Saber se comunicar é um dos atributos essenciais para crescer (Divulgação)
Talita Abrantes
Publicado em 7 de janeiro de 2014 às 11h24.
São Paulo – Experiência e habilidades técnicas contam muito, é claro. Mas, na hora de subir um degrau na carreira, os traços comportamentais também entram na equação.
Pensando nisso, a Escola Cultman entrevistou 97 executivos para saber quais as qualidades pessoais mais valiosas para a ascensão profissional.
O resultado: comprometimento com a empresa, capacidade de comunicação e gestão de tempo foram os três atributos mais mencionados pelos profissionais. Entenda os motivos:
Comprometimento
Em tempos de uma geração inteira pensando no tédio que é passar mais de um ano na mesma companhia, as empresas querem gente capaz de vestir a camisa, de fato.
É esse sentimento que gera “a responsabilidade pessoal não só com as próprias atribuições, mas com o resultado da empresa”, diz Rogério Boeira, fundador da escola.
Comunicação
Neste ponto, não é necessário ter habilidade oratórias dignas de Steve Jobs. Mas, é preciso ser claro ao passar informações adiante, preciso em sua comunicação não verbal e empático na hora de dar feedback.
“As respostas devem ser sempre equilibradas e proporcionais”, exemplifica o especialista.
Gestão do tempo
Por fim, aprender a controlar a própria agenda é outro atributo básico para a ascensão profissional. A explicação é até óbvia: só com uma boa administração do tempo é possível dar vazão para todas suas outras qualidades e, consequentemente, ter um bom desempenho.
Agora, veja, em mais um dos vídeos de carreira, o que pesa para um recrutador na hora de contratar:
[videos-abril id="a74e2450246d0f5a119fde18cec2a30a" showtitle="false"]