-
1. Aos livros, concurseiros
zoom_out_map
1/18 (Getty Images)
São Paulo - Em tempos de ritmo mais lento da economia, a estabilidade da
carreira pública torna-se um dos principais atrativos dos
concursos públicos. Quem aponta esta razão para a acirrada concorrência entre concurseiros é Sergio Camargo, advogado e especialista em concursos.
Dentro deste cenário, os altos
salários também têm papel bastante importante na decisão de deixar a iniciativa privada e apostar no setor público. É o que você vai ver a seguir em 18 cargos muito cobiçados pelos concurseiros e com remunerações variando entre 7 mil e 24 mil reais mensais. Veja a lista das carreiras:
-
2. Procurador do Trabalho
zoom_out_map
2/18 (Reprodução Google Street View)
Salário inicial: 24.057,33 reais. Requisitos do candidato: ser formado em direito e ter, no mínimo, tempo de prática forense de 3 anos. Periodicidade do concurso: “geralmente a cada dois anos”, diz Giuliano Menezes, professor do site Agora Eu Passo. O que faz: “exerce a função de Ministério Público do Trabalho, combatendo irregularidades trabalhistas”, diz Menezes.
-
3. Juiz federal
zoom_out_map
3/18 (José Cruz/Agência Brasil)
Salário inicial: 23.997,19 reais. Em janeiro de 2015 passará para 25.197,04 reais. Requisitos do candidato: bacharelado em direito, e, no mínimo, três anos de atividade jurídica comprovada. Periodicidade do concurso: A Justiça Federal atualmente está dividida em 5 regiões, cada região tem o seu próprio Tribunal Regional Federal que faz concursos na sua respectiva região. “Nos últimos anos, têm ocorrido 2 ou até 3 concursos por ano e a tendência é que se mantenha assim, pois foram criadas centenas de varas federais e a renovação é constante por causa de aposentadoria de juízes antigos, por exemplo”, explica João Mendes, coordenador do curso Ênfase. O que faz: “sua atribuição é julgar as ações em que a União, suas autarquias e empresas públicas federais são, de alguma forma, interessadas. Bem como outros temas, tais como direito indígena, as causas referentes à nacionalidade e à naturalização e a execução de sentença estrangeira, causas que envolvam Estados Estrangeiros e Organizações Internacionais”, diz João Mendes. O juiz federal também exerce competência criminal, em situações que abrangem crimes políticos, infrações penais contrárias a bens, serviços ou interesses da União ou de suas entidades autárquicas ou empresas públicas, os crimes contra a organização do trabalho e, regra geral, os crimes cometidos a bordo de navios ou aeronaves, segundo o especialista.
-
4. Juiz estadual
zoom_out_map
4/18 (Wikimedia Commons)
Salário inicial: 22.797,33 reais Requisitos do candidato: em regra é ser bacharel de direito, com 3 (três) anos de atividade jurídica até a data da inscrição definitiva, exercida a partir da conclusão do curso superior. Periodicidade do concurso: “em regra uma vez ao ano”, diz Sergio Camargo, advogado e especialista em concursos. O que faz: “materializa a atividade jurisdicional do Estado, sendo na prática a pessoa física que dá efetividade a uma das três parcelas da tripartição estatal: o poder judiciário. Julga conflito de interesses entre pessoas, das mais variadas espécies: privado vs. privado; público vs. público; entre pessoas físicas e pessoas jurídicas. Demanda grande bagagem de vida, ou experiência de vida, para ter condições de julgar a vida de outras pessoas”, explica Camargo.
-
5. Defensor público federal
zoom_out_map
5/18 (Divulgação)
Salário inicial: 16.489,37 reais. Em janeiro de 2015 passará para 17.330,33 reais. Requisitos do candidato: O candidato deve ser bacharel em direito e comprovar 2 anos de prática jurídica, mas vale o período de estágio ainda durante a faculdade. Periodicidade do concurso: “os concursos costumavam ter um espaço de 2 a 3 anos entre um e outro. No entanto, a recente Emenda Constitucional nº 80 determinou que no prazo de 8 anos, a União, os Estados e o Distrito Federal deverão contar com defensores públicos em todas as unidades jurisdicionais.Em 2012 foram criados mais de 780 cargos de defensor público federal. Assim, haverá muitos concursos nos próximos anos”, João Mendes, coordenador do curso Ênfase. O que faz: orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita àqueles que não têm recursos suficientes para contratar advogado sem prejuízo do próprio sustento e da família.
-
6. Advogado da União
zoom_out_map
6/18 (Divulgação)
Salário inicial: 16.489,37 reais. Em janeiro de 2015 passará para 17.330,33 reais. Requisitos do candidato: bacharelado em direito, inscrição na OAB. Exige-se 2 anos de prática jurídica, mas vale o período de estágio ainda durante a faculdade. Periodicidade do concurso: geralmente a cada dois anos, segundo João Mendes, coordenador do curso Ênfase. O que faz: “o advogado representa a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo exercer as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo Federal”, explica Mendes.
-
7. Procurador da Fazenda Nacional
zoom_out_map
7/18 (Arquivo/Editora Abril)
Salário inicial: 16.489,37 reais. Requisitos para o candidato: formado em direito e ter, no mínimo, prática forense de 2 anos. Periodicidade do concurso: “não há prazo definido, porém, normalmente vem ocorrendo a cada dois (02) anos”, diz Giuliano Menezes, professor do site Agora Eu Passo. O que faz: “exerce a defesa judicial da União Federal nas ações tributárias, bem como administra a Dívida Ativa da União Federal conforme art. 131, parágrafo 3º da Constituição Federal, cobrando o crédito tributário da União Federal, além da consultoria jurídica do Ministério da Fazenda”, diz Menezes
-
8. Procurador do Banco Central
zoom_out_map
8/18 (Dado Galdieri/Bloomberg)
Salário inicial: 15.719,13 reais. Requisitos para o candidato: ser formado em direito e ter, no mínimo, prática forense de 2 anos. Periodicidade do concurso: “não há prazo definido. Os últimos concursos vem ocorrendo a cada 3 anos”, diz Giuliano Menezes, professor do site Agora Eu Passo. O que faz: exerce a defesa judicial do Banco Central, além de prestar consultoria jurídica à instituição.
-
9. Delegado da Polícia Civil
zoom_out_map
9/18 (Wikimedia Commons)
Salário inicial: varia conforme o Estado. No RJ é de 15.715,39, reais sendo mínimo de 9.245,15 reais. “Com a ressalva de estar incluída neste valor uma escala de serviços extraordinários”, diz Sergio Camargo, advogado e especialista em concursos. Requisitos para candidatos: ser bacharel em direito. Periodicidade do concurso: “pode-se dizer que anual”, diz Camargo. O que faz: O delegado exerce primordial etapa do efetivo exercício de polícia judiciária. “De acordo com o artigo 144 da Constituição, atua em segurança pública, preservação da ordem pública, apura infrações penais, que não militares, e assuntos ligados à incolumidade das pessoas, e do patrimônio das pessoas”, explica Camargo.
-
10. Auditor da Receita Federal
zoom_out_map
10/18 (Arquivo/Exame)
Salário inicial: 14.965,44 reais. Requisitos do candidato: possuir nível superior em qualquer área. Periodicidade do concurso: “os concursos para auditor fiscal costumam ser lançados em média a cada 2 anos, com variações que dependem do número de aprovados de cada certame”, diz Dênis França, professor do site Questões de Concursos. O que faz: cuida do lançamento de débitos tributários, além das atividades de fiscalização dos contribuintes, com acesso aos recursos inerentes à verificação da regularidade do recolhimento dos tributos e também das obrigações tributárias acessórias, segundo explica França.
-
11. Oficial de inteligência da Abin
zoom_out_map
11/18 (Wikimedia Commons)
Salário inicial: 14.662,34 reais. Requisitos do candidato: ensino superior completo. Periodicidade do concurso: “é aberto sempre que se considera necessária a reposição de quadros. O ultimo concurso aconteceu em 2010, e já houve a liberação de vagas para um novo concurso em 2014”, diz Tanguy Baghdadi, coordenador do curso Clio. O que faz: “o agente de inteligência é responsável por coletar e processar informações que auxiliem na manutenção da estabilidade do país”, diz Baghdadi. As atividades de inteligência são responsáveis por auxiliar as forças de segurança a evitar atentados, sabotagens e outras atividades ilegais, como crimes financeiros, com a coleta e análise de informações. “Não confunda agente de inteligência com espião, espionagem é uma atividade proibida”, lembra o especialista.
-
12. Diplomata
zoom_out_map
12/18 (José Assenco/Stock.xchng)
Salário inicial: 14.290,72 reais. Requisitos do candidato: curso de nível superior completo. Periodicidade do concurso: anual, segundo Tanguy Baghdadi, coordenador do curso Clio. O que faz: “o diplomata tem por função representar o Brasil no exterior, informar o Ministério das Relações Exteriores (MRE) acerca de informações tidas como relevantes e negociar em nome do Brasil nos foros internacionais”, explica Baghdadi. De acordo com o coordenador do curso Clio, o diplomata atua, durante parte de sua carreira, no Brasil, em funções internas ao MRE, mas tem como função primordial auxiliar o país a se inserir no cenário internacional, com uma representação bem-preparada e de alto nível, no exterior. O Brasil possui representação em 134 países do mundo.
-
13. Auditor fiscal do Trabalho
zoom_out_map
13/18 (Wilson Dias/Abr)
Salário inicial: 14.280,00 reais. Requisitos do candidato: graduação superior em qualquer área. Periodicidade do concurso: “Geralmente a cada três ou quatro anos”, diz o professor. O que faz: “fiscaliza das relações de emprego, verificando se as empresas cumprem as normas trabalhistas, bem como as normas de segurança de trabalho, protegendo o trabalhador, relativamente aos seus direitos e protegendo a sua própria vida”, explica Giuliano Menezes, professor do site Agora Eu Passo.
-
14. Delegado da Polícia Federal
zoom_out_map
14/18 (Wikimedia Commons/Reprodução)
Salário inicial: 14.037,11 reais. Requisitos do candidato: formação superior em Direito. Periodicidade do concurso: “geralmente a cada 3 ou 4 anos”, diz Giuliano Menezes. O que faz: “exerce a atividade policial no combate aos crimes praticados em detrimento do patrimônio e serviço da União Federal, destacando-se ainda o policiamento de fronteiras e o combate ao tráfico internacional de entorpecentes”, diz o professor.
-
15. Advogado do BNDES
zoom_out_map
15/18 (Divulgação/BNDES)
Salário inicial: 9.182,01 reais. Requisitos para o candidato: bacharelado em Direito e registro profissional na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB. Periodicidade do concurso: “normalmente tem um espaço de 2 a 3 anos entre um e outro”, diz João Mendes, coordenador do curso Ênfase. O que faz: “Cabe ao advogado representar a instituição judicialmente e extrajudicialmente, desenvolver tarefas de natureza técnico-administrativas, relacionadas ao negócio da instituição, dando suporte às atividades da Unidade, elaborando relatórios e outras demandas, com pareceres conclusivos”, explica Mendes.
-
16. Agente da Polícia Federal
zoom_out_map
16/18 (Wikimedia Commons)
Salário inicial: 7.514,33 reais. Requisitos do candidato: graduação superior em qualquer área. Periodicidade do concurso: “usualmente superior a 2 anos”, diz Dênis França, professor do site Questões de Concursos. O que faz: “realiza investigações, diligências e levantamentos necessários à investigação de crimes cuja atribuição seja da Polícia Federal, para repressão e prevenção dos mesmos, além de executar outras atividades administrativas e atividades de segurança pública em casos específicos, como na realização de eventos”, diz França
-
17. Analista do INSS
zoom_out_map
17/18 (Cristiano Mariz/EXAME.com)
Salário inicial: 7.147,12 reais. Requisitos do candidato: formação superior que depende da área de atuação. “O edital do concurso especifica, para cada área, quais são os cursos superiores ou, em alguns casos, de pós-graduação que permitem ao candidato concorrer a uma vaga de determinada área”, explica Dênis França, professor do site Questões de Concursos. Periodicidade do concurso: “usualmente, é superior a 2 anos”, diz França. O que faz: Há diversas áreas de atuação para os analistas. “Há áreas específicas como estatística, ciências contábeis, direito, engenharias, jornalismo, arquitetura, letras, dentre outras, e esses profissionais atuarão de acordo com o conhecimento e formação exigidos para o cargo”, explica França.
-
18. Cobiçou? Veja então as estratégias de estudo de concurseiros de sucesso
zoom_out_map
18/18 (Julio Aguiar/Creative Commons)