São Paulo – Perguntas bizarras e inusitadas já não são mais moda em entrevistas de emprego do Google mas ainda fazem sucesso entre os recrutadores do Facebook, por exemplo. E não é só a empresa de Mark Zuckerberg que ainda faz isso. Muitas empresas também seguem a linha de dar um nó na cabeça dos candidatos e uma pesquisa recente do site Glassdoor mostra o teor de algumas das questões mais estranhas que candidatos reportaram por lá entre 2015 e 2016. Confira, nas fotos, as perguntas e veja as sugestões de repostas de alguns usuários do site.
“Quando a salsicha de um cachorro quente se expande ela se parte em que direção e por quê?” A pergunta foi feita a um candidato a analista de propulsão estrutural na SpaceX, empresa de transporte espacial dos Estados Unidos. A resposta mais bem avaliada por usuários no Glassdoor sugere que a tensão é sempre maior na direção tangencial do que na direção axial e que, por isso, a divisão se dá na direção do seu comprimento e não em círculos em torno de sua circunferência.
“Você prefere lutar com um pato de um tamanho de cavalo ou 100 cavalos do tamanho de um pato?” Esta pergunta foi feita a um candidato para trabalho no açougue do mercado Whole Foods, em uma cidade do estado de Kentucky. A melhor resposta, segundo os usuários do Glassdoor é: "nenhum dos dois porque você não quer brigar no Whole Foods". Entre os que escolheram uma das alternativas, o pato do tamanho de um cavalo parece ser a melhor opção, segundo os usuários do site, já que é um só e não cem.
“Se você fosse o CEO, quais as primeiras três coisas que você checaria sobre o seu negócio assim que acordasse?” A pergunta foi feita em entrevista de emprego no Dropbox, em São Francisco, Califórnia. A melhor resposta, segundo usuários, é checar se funcionários estão bem, se existem grandes problemas de clientes ou problemas com o serviço e pesquisar sobre o que de novo há nesta indústria hoje.
“Qual seria o nome do seu álbum de estreia?” Esta pergunta foi feita a um candidato a vendedor da marca de roupas Urban Outfitters. Um usuário de nome Chris Brown teve a resposta mais votada no site. Sua sugestão de nome de seu disco de estreia é “Não aquele Chris Brown”.
“Como você venderia coco quente, na Flórida?” Esta pergunta, sem sugestões de respostas pelos usuários do Glassdoor, foi feita a um candidato para a área de recursos humanos da J. W. Business Acquisitions.
“Se eu te desse 40 mil dólares para abrir um negócio, o que você faria?” Esta pergunta foi feita em uma entrevista de emprego no Hubspot, em São Francisco. A resposta mais bem avaliada pelos usuários do site foi a de uma sugestão de restaurante especializado em café da manhã. Baixo custo,responsável pormanter uma boa margem de lucro, a alta demanda por este tipo de refeição no mercado de alimentação e o horário de trabalho, que finda ao meio dia, foram os argumentos para justificar a escolha.
“O que você faria se achasse um pinguim no freezer?” A questão é de uma entrevista de emprego na Trader Joe, em Orange, Califórnia. A resposta mais votada pelo usuários sugere ligar para o serviço de proteção animal. A segunda resposta mais bem avaliada é engraçadinha: “fechar a porta e parar de beber.”
“Se você fosse uma marca, qual seria o seu lema?”. Feita a um candidato em entrevista no Boston Consulting Group em Washington, D.C, a pergunta recebeu respostas criativas dos usuários do Glassdoor, mas poucas receberam boas avaliações.
“Quantas bolas de basquete caberiam nesta sala?” A pergunta surgiu em entrevista daa Delta Airlines, em Cincinnati, Ohio. A resposta mais votada é, na verdade, uma pergunta: “depende. Cheias ou vazias?”.
“Se você tivesse 2 mil dólares, como você dobraria este valor em 24 horas?” Foi um candidato a trainee na Uniqlo quem teve de responder a esta pergunta. No Glassdoor, a melhor resposta, segundo usuários do site é: “se eu pudesse duplicar 2 mil dólares em 24 horas, eu não estaria me candidatando a esta posição.”. Será que o recrutador iria gostar?
12. Agora, confira perguntas bizarras feitas em entrevistas no Facebookzoom_out_map
Em uma entrevista de emprego, estar preparado é fundamental - tanto para candidatos quanto para recrutadores. Veja como se apresentar por meio dessa tática
As áreas de codificação, educação e saúde estão sendo revolucionadas pelo uso da IA e profissionais que dominam a tecnologia estão ocupando posições de destaque nas empresas
Sam Altman acredita que o melhor caminho para uma vida plena e uma carreira de sucesso é escolher os ricos certos e não evitá-los ao tomar uma decisão; veja como usar isso a seu favor