EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 5 de abril de 2010 às 13h41.
Com a crise internacional, as perspectivas para o mercado de trabalho no próximo ano não são das mais animadoras. Grandes empresas, como Vale do Rio Doce e Volvo, já começaram a cortar vagas e, segundo os analistas, mais reduções devem vir pela frente.
Apesar do cenário nebuloso, não é hora de desanimar. Veja abaixo dez dicas preparadas pela consultoria Korn/Ferry para quem está em busca de uma recolocação no mercado de trabalho.
1 - Não fique parado: comece a procurar novas oportunidades o mais rápido possível. Altos executivos podem demorar mais para encontrar uma vaga, com o tempo de procura podendo chegar a um ano.
2 - Trate a procura de emprego como um emprego: estabeleça um cronograma e se responsabilize pelo seu cumprimento.
3 - Esteja aberto a oportunidades: as empresas estão cortando custos fixos, mas podem ter oportunidades de consultoria para projetos ou especialidades de nicho, compensando o número menor de funcionários. Esses trabalhos, além de lhe conferirem uma renda, servem como uma vitrine para suas habilidades e podem movê-lo para a frente da fila quando começarem as contratações.
4 - Não crie raízes: com a evolução das indústrias, as oportunidades de carreira migram. Saiba para onde estão indo os cargos da sua área e esteja disposto a se mudar de cidade em busca da oportunidade certa.
5 - Seja paciente: demonstrar ansiedade excessiva a um possível empregador só diminuirá seu valor. E certamente você não quer pular de um cargo precário para outro. O trabalho dos sonhos, no entanto, será difícil de ser encontrado no mercado atual.
6 - Seja flexível: não fique obcecado por remunerações ou títulos. Aceitar um nível de remuneração ou título abaixo do seu ideal pode ser vantajoso. Se você superar as expectativas, o título e o salário se ajustarão com o tempo.
7 - Mantenha-se informado: fique por dentro das últimas notícias, tendências e tecnologias importantes no seu setor.
8 - Mantenha-se em forma: não negligencie a saúde e a alimentação, que geralmente sofrem com o estresse da procura de um novo emprego.
9 - Abuse de todos os recursos: há diversos sites e ferramentas gratuitos para ajudar quem procura um emprego. Procure sua universidade, organizações profissionais, grupo de veteranos ou outras afiliações que você tenha.
10 - Faça contatos: nada substitui os relacionamentos pessoais ao procurar oportunidades de carreira. Sites de relacionamento como Orkut, LinkedIn e Facebook ajudam nessa tarefa.