Brasil

Eleições 2024: como faz para votar em trânsito?

Primeiro turno das eleições está marcado para o próximo domingo, 6 de outubro

Eleições municipais: segundo turno é necessário apenas quando nenhum dos candidatos à prefeitura alcançar mais da metade dos votos válidos no primeiro turno (Patricia Monteiro/Bloomberg)

Eleições municipais: segundo turno é necessário apenas quando nenhum dos candidatos à prefeitura alcançar mais da metade dos votos válidos no primeiro turno (Patricia Monteiro/Bloomberg)

César H. S. Rezende
César H. S. Rezende

Repórter de agro e macroeconomia

Publicado em 5 de outubro de 2024 às 09h01.

Tudo sobreEleições 2024
Saiba mais
Os eleitores que estiverem fora de suas cidades durante os turnos das eleições municipais em outubro não poderão votar e deverão justificar sua ausência — a restrição se deve à impossibilidade de voto em trânsito nas eleições municipais.

O primeiro turno das eleições está marcado para o próximo domingo, 6 de outubro. Já o segundo turno, que será realizado apenas em municípios com mais de 200 mil eleitores, acontecerá em 27 de outubro.

O segundo turno é necessário apenas quando nenhum dos candidatos à prefeitura alcançar mais da metade dos votos válidos no primeiro turno, excluindo os votos brancos e nulos.

Como justificar o voto

Os eleitores que não comparecerem às urnas no próximo domingo, 6, têm um prazo de 60 dias para justificar a ausência – a justificativa é necessária, já que o voto é obrigatório no Brasil para maiores de 18 anos, sendo facultativo para pessoas acima de 70 anos e para jovens entre 16 e 18 anos.

No dia da eleição, a justificativa pode ser realizada de forma prática pelo aplicativo e-Título, disponível nas lojas virtuais da Apple e Android. Além disso, tribunais regionais eleitorais (TREs) disponibilizarão pontos físicos para que os eleitores possam justificar sua ausência.

Para justificar a ausência no e-Título, o eleitor deve preencher as informações solicitadas e enviar a justificativa, que será analisada por um juiz eleitoral – será necessário pagar uma multa de R$ 3,51 por turno não votado.

O prazo final para justificar a ausência no primeiro turno é 5 de dezembro de 2024, enquanto para o segundo turno, a data limite é 7 de janeiro de 2025.

Onde acompanhar a apuração das urnas?

A EXAME faz a cobertura ao vivo das Eleições 2024. É possível acompanhar, a partir das 17h do domingo, 6, o resultado das urnas nas disputas para prefeito em todas as capitais do Brasil.

Também é possível acompanhar a apuração pelo aplicativo de celularResultados, disponíveis no Google Play ou na App Store. A Justiça Eleitoral também criou umapágina na internetespecificamente para este fim.

Candidatos a prefeito das capitais brasileiras

Candidatos a vereador das capitais brasileiras

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2024PrefeitosVereadoresTSE

Mais de Brasil

Lewandowski cria comitê para monitorar uso da força: 'É algo a favor dos policiais'

Exclusivo: Reforma ministerial começará por pasta do PCdoB e PSD deve ficar com Ciência e Tecnologia

Nunes pede na Justiça multa de R$ 1 milhão por dia para 99 por serviço de moto em SP

Bolsonaro sobre 2026: 'Se eu continuar inelegível, não acredito mais em democracia'