14 de outubro de 2024 às 10:05
A SpaceX está prestes a provar definitivamente que foguete pode, sim, dar ré — no bom sentido. A empresa aeroespacial de Elon Musk concluiu com sucesso o quinto voo de teste do foguete Starship neste domingo, 13.
A missão decolou às 9h25 (horário de Brasília) do complexo Starbase, próximo a Brownsville, Texas.
O Starship de Elon Musk tem como essência ser um sistema de lançamento reutilizável, ou seja, o foguete precisa voltar à Terra e pousar novamente na torre de lançamento para ser considerado um teste de sucesso.
Tal tecnologia é essencial para reduzir os custos de viagens espaciais e expandir missões para Marte. A ideia é que, no futuro, o Starship transporte cargas e astronautas, além de ser a tecnologia escolhida para o programa Artemis, da Nasa, que levará humanos à Lua.
O objetivo principal do teste de lançamento era garantir o retorno e a captura do primeiro estágio, o Super Heavy Booster. O propulsor se separou da Starship e conseguiu voltar para a torre de lançamento com sucesso.
A Starship, por sua vez, completou a trajetória prevista, orbitando parte do planeta e retornando para um pouso seguro. Essa operação validou uma série de melhorias e aperfeiçoamentos após testes anteriores.
Durante o voo de teste anterior, realizado em junho de 2024, a SpaceX conseguiu trazer o propulsor para um pouso controlado no Golfo do México e pousar diretamente no Oceano Índico.