30 de janeiro de 2025 às 17:02
Os embates entre Bill Gates e Elon Musk vêm se acumulando há anos, envolvendo temas como vacinas da covid-19, inteligência artificial e a transformação do Twitter (agora X)
Mas o que realmente fez o sangue de Musk ferver foi a revelação de que Gates havia apostado contra as ações da Tesla, um golpe que o magnata da SpaceX jamais perdoou.
Agora, Gates atacou novamente.
Em entrevista ao The Times of London, o cofundador da Microsoft (MSFT) acusou Musk de usar sua fortuna e sua influência digital para "desestabilizar politicamente países inteiros".
Musk, o homem mais rico do mundo, tem se envolvido cada vez mais na política europeia, provocando líderes eleitos e flertando abertamente com figuras extremistas e partidos de ultradireita no Reino Unido e na Alemanha.
"É insano que Musk possa desestabilizar países inteiros", afirmou Gates. Para ele, o dono da Tesla e da SpaceX exerce uma influência desmedida sobre a política global, algo que deveria ser mais regulado.
Recentemente, em entrevista ao Wall Street Journal, Gates elogiou os esforços de Musk em reduzir os gastos públicos dos Estados Unidos à frente do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE, na sigla em inglês)
No entanto, o bilionário alertou para riscos em cortes de programas essenciais."Os EUA estão mantendo dezenas de milhões de pessoas vivas com medicamentos contra o HIV. Cortar isso agora não só resultaria em mortes iminentes, mas também afetaria negativamente a reputação do país,
O cofundador da Microsoft, em entrevista ao The Times, também criticou a decisão de Mark Zuckerberg, da Meta (META), de recuar no combate à desinformação no Facebook, especialmente com o retorno de Donald Trump à presidência.