Tecnologia

69% dos brasileiros acreditam que seus aparelhos espionam suas conversas

nIA Bot

17 de junho de 2024 às 12:31

Divulgação / Getty Images/

Uma pesquisa realizada pela Sherlock Communications revela que 69% dos brasileiros desconfiam que seus dispositivos pessoais espionam suas conversas.

Mindful Media/Getty Images

levantamento, que contou com a participação de quase 3.500 entrevistados em seis países da América Latina, incluindo mais de 850 brasileiros, mostra que a desconfiança não se limita aos dispositivos pessoais. Cerca de 76% dos entrevistados temem que suas informações sejam vendida

MoMo Productions/Getty Images

No campo da inteligência artificial, as preocupações também são significativas. Cerca de 63% dos brasileiros acreditam que a IA pode aumentar o risco de fraudes de dados, mas 70% dos entrevistados ainda veem a tecnologia como uma força transformadora positiva.

Bastiaan Slabbers/NurPhoto/Getty Images

As preocupações com segurança e privacidade estão alterando os hábitos da população brasileira. Segundo o levantamento, 43% dos entrevistados limitam a quantidade de dados pessoais compartilhados online, 83% utilizam senhas fortes e 87% evitam clicar em links de mensagens.

Hamza Butt/Flickr

Curiosamente, apenas 11% dos brasileiros relataram ter seus dispositivos roubados, a menor taxa entre os países pesquisados. Em contraste, 23% dos peruanos afirmam já ter passado por essa situação.