30 de março de 2025 às 09:52
A Semana Santa de 2025 será celebrada entre os dias 13 e 20 de abril, iniciando no Domingo de Ramos e encerrando no Domingo de Páscoa.
Essa tradição cristã relembra os últimos momentos da vida de Jesus Cristo, incluindo sua prisão, crucificação e ressurreição.
A Semana Santa não tem uma data fixa, pois sua ocorrência está ligada à Quaresma, um período de 46 dias que se inicia na Quarta-feira de Cinzas, logo após o Carnaval.
A Semana Santa não ocorre sempre no mesmo período, pois suas datas variam a cada ano. O cálculo da Páscoa é feito somando-se 46 dias à Quarta-feira de Cinzas, que acontece logo após o Carnaval
A Semana Santa é composta por oito dias de celebrações, cada um com um significado específico dentro da liturgia católica
Segundo o evangelista João, o Domingo de Ramos simboliza a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém.
Nos dias seguintes, Segunda, Terça e Quarta-Feira Santa, a liturgia recorda dois momentos importantes: o gesto de Maria ungindo os pés de Jesus e a traição de Judas Iscariotes.
A Quinta-Feira Santa marca o início do Tríduo Pascal, com a celebração da Eucaristia, a instituição do sacerdócio ministerial e o ensinamento de Jesus sobre o Lava-pés.
Já a Sexta-Feira Santa é o único dia do ano em que não há missa na Igreja Católica, em respeito ao simbolismo da crucificação de Cristo.
No Sábado Santo, realiza-se a Vigília Pascal, um conjunto de ritos litúrgicos que antecedem a grande celebração da ressurreição de Jesus. Por fim, no Domingo de Páscoa, a Igreja comemora exclusivamente esse momento central do cristianismo.
A Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas, que em 2025 será no dia 5 de março, e termina no Domingo de Ramos, em 13 de abril.
No Brasil, a Sexta-feira Santa é um feriado nacional, segundo a Lei Federal nº 9.093/1995. Mas o Domingo de Páscoa não possui essa mesma classificação oficial.
A Quinta-feira Santa, 17 de abril, não é considerada feriado oficial. No entanto, órgãos públicos, municípios e empresas privadas podem decretá-la como ponto facultativo, ficando a critério do empregador liberar ou não os funcionários nesse dia.
13 de abril – Domingo de Ramos (bênção dos ramos)<br /> 14 de abril – Segunda-feira Santa<br /> 15 de abril – Terça-feira Santa<br /> 16 de abril – Quarta-feira Santa
17 de abril – Quinta-feira Santa (cerimônia do Lava-pés)<br /> 18 de abril – Sexta-feira Santa (feriado nacional)<br /> 19 de abril – Sábado de Aleluia (Vigília Pascal)<br /> 20 de abril – Domingo de Páscoa