10 de março de 2024 às 17:46
Aconteceu com a Tabasco, e depois aconteceu de novo. Um molho à base de pimenta que ganhou o coração dos Estados Unidos se espalhou para o mundo: o Sriracha.
Objeto de desejo não só dos clientes amantes de comida asiática, mas também de um público cada vez mais amplo, o "sriracha sauce" virou um fenômeno cultural.
Acontece que a produção tem sido reduzida com o passar dos anos nos Estados Unidos e, nos últimos meses, encontrar o item se tornou uma raridade.
Segundo a empresa Huy Fong, uma das mais reconhecidas produtoras do molho, "ainda não há previsão de quando a oferta do produto vai aumentar".
O motivo da escassez é bem mais do que uma "safra ruim". Tem a ver com uma história de amizade que deu errado, digna de enredo de novela, e foi contada por publicações como a revista americana Fortune.
O molho tem o nome de duas pessoas por trás de todo o sucesso: David Tran, fundador da Huy Fong, e Craig Underwood, dono da Underwood Ranches.
Em 2016, em plena ascensão do molho sriracha, durante a entrega do último caminhão da colheita, Underwood e Tran conversaram sobre o cultivo de 2017.
Amigos, eles discutiram sobre quanto Tran pagaria pelas dezenas de milhões de libras de pimentas que Underwood havia lhe prometido, sem muita pressão. O acordo entre eles foi verbal, sem contratos ou advogados, como mostra a revista Fortune.
Mas em novembro daquele ano, Underwood recebeu uma ligação de Jim Roberts, diretor de operações de sua fazenda, dizendo que o relacionamento tão amigável havia chegado ao fim, rompido em uma tarde graças a uma discussão sobre o pagamento da colheita da próxima época.
E foi assim que a sentença de morte do molho sriracha foi anunciada: a Underwood Ranches e Huy Fong Foods nunca mais fariam negócios juntos.
E foi assim que a sentença de morte do molho sriracha foi anunciada: a Underwood Ranches e Huy Fong Foods nunca mais fariam negócios juntos.