Pop

Netflix aposta em podcasts para vencer o YouTube na guerra da audiência

Mateus Omena

27 de julho de 2025 às 15:52

Imagem gerada por IA/Freepik

A Netflix está à procura de um novo líder para sua área de podcasts para integrar essas produções, no formato de vídeo, à plataforma de streaming.

Silas Stein/picture alliance via Getty Images/

A iniciativa reforça os planos da empresa de diversificar seu catálogo e buscar novas formas de engajamento com o público.

Thomas Fuller/SOPA Images/LightRocket /Getty Images

A companhia já havia avaliado possíveis parcerias com criadores de podcasts como parte de uma estratégia para ampliar oportunidades de crescimento.

A contratação de um executivo dedicado ao segmento de podcasts em vídeo sinaliza a intenção da Netflix de competir com mais força nesse mercado

Imagem gerada por IA/Freepik

O momento coincide com a consolidação do YouTube como referência em conteúdos de vídeo e também em podcasts audiovisuais. A Netflix, por sua vez, tem mostrado interesse em fortalecer a presença de criadores de conteúdo em sua plataforma.

David Benito/FilmMagic/Getty Images

"Estamos muito animados com uma grande variedade de criadores e podcasters de vídeo que podem ser uma boa opção para nós, principalmente se estiverem fazendo um ótimo trabalho e buscando maneiras diferentes de se conectar com o público", disse o co-CEO Ted Sarandos

Artur Widak/NurPhoto/Getty Images

Muitos dos podcasts de maior alcance surgiram inicialmente apenas em áudio e, com a mudança no comportamento do público e a ascensão do YouTube, passaram a incorporar também o vídeo.

As fronteiras entre talk shows e podcasts têm se tornado cada vez menos nítidas. Atualmente, diversos programas já são concebidos com formato audiovisual desde a origem.