13 de agosto de 2025 às 14:51
Ao longo de 60 anos, a TV Globo se consolidou como um grande marco na teledramaturgia, criando inúmeras obras que se tornaram clássicos e marcaram gerações de telespectadores. 39 anos atrás, uma dessas novelas fez história ao alcançar uma audiência extraordinária.
Roque Santeiro, escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva, foi exibida de 24 de junho de 1985 a 22 de fevereiro de 1986, totalizando 209 capítulos. A história de Roque (José Wilker), Viúva Porcina (Regina Duarte) e Sinhozinho Malta (Lima Duarte) se tornou um verdadeiro fenômeno.
O último capítulo da novela alcançou uma média de 96 pontos de audiência, com picos de 100% de televisores ligados – um feito que seria inimaginável nos dias de hoje. Apesar do sucesso estrondoso, Roque Santeiro quase não foi ao ar. Entenda:
A novela foi originalmente planejada para estrear em 1975, mas, com 30 capítulos já gravados, foi vetada pela Censura Federal, que alegava que a trama tinha forte inspiração na peça O Berço do Herói (1965), também proibida durante a Ditadura Militar.
Roque Santeiro gerou também polêmicas nos bastidores: Dias Gomes foi responsável pelos primeiros 51 capítulos, mas logo transferiu a continuidade para Aguinaldo Silva, que escreveu 110 episódios. Foi ao ver o sucesso da novela que Dias retomou a escrita na reta final da trama.
Aguinaldo Silva, em seu livro "A Seguir, Cenas dos Próximos Capítulos", falou abertamente sobre o desentendimento: "O Dias simplesmente não se interessou pela novela, tanto que ele me entregou os primeiros capítulos e depois viajou para a Europa", explica.