Pop

Duolingo lança 148 novos cursos de idiomas — a maior expansão de conteúdo da história da plataforma

Mateus Omena

30 de abril de 2025 às 21:05

(Photo illustration by Jakub Porzycki/NurPhoto)/Getty Images

Conhecida pelo aprendizado móvel, a plataforma Duolingo anunciou nesta quarta-feira, 30, o lançamento de 148 novos cursos de idiomas. É a maior expansão de conteúdo da história da companhia norte-americana, mais do que dobrando o número de cursos.

Com o lançamento, as sete línguas mais populares depois do inglês — espanhol, francês, alemão, italiano, japonês, coreano e mandarim — ficam disponíveis para todos os 28 idiomas da interface do aplicativo.

Rafael Henrique/Getty Images

A novidade representa um aumento gigantesco nas opções de aprendizado, podendo alcançar mais de um bilhão de pessoas no mundo todo.

EneasMx/Wikimedia Commons

“Demoramos cerca de 12 anos para desenvolver os nossos primeiros 100 cursos, e agora, em aproximadamente um ano, conseguimos criar e lançar quase 150 cursos novos. É um grande exemplo de como a IA generativa pode beneficiar diretamente os nossos alunos”, explica Luis von Ahn, CEO

“Isso mostra o impacto incrível dos nossos investimentos em IA e automação, que nos permitiram escalar o processo a uma velocidade e qualidade sem precedentes.”

Duolingo/Reprodução

No passado, desenvolver um único curso no Duolingo era uma empreitada de anos. Por meio de avanços na IA generativa, nos sistemas de conteúdo compartilhado e nas ferramentas internas da companhia, foi possível criar e lançar esses 148 cursos em menos de um ano.

Rafael Henrique/Getty Images

A nova abordagem, chamada internamente de shared content (conteúdo compartilhado), possibilita que a equipe construa um curso-base de alta qualidade e personalize-o rapidamente para dezenas de idiomas diferentes.

Os novos cursos incluem principalmente conteúdo iniciante (níveis A1 e A2 do CEFR) e contam com recursos imersivos como as Histórias e a DuoRádio (que desenvolve a compreensão oral). Conteúdos mais avançados serão adicionados ao longo de 2025.

Esse movimento de expansão proporciona uma oferta mais abrangente para a comunidade global do Duolingo e atende à demanda crescente por idiomas asiáticos populares, como japonês, coreano e mandarim. As novas possibilidades incluem:

null/

América Latina: falantes de português e espanhol agora podem aprender japonês, coreano e mandarim.

Lucas Davies/Unsplash

Europa: falantes de 15 línguas europeias, como francês, alemão, italiano e espanhol, agora podem aprender japonês, coreano e mandarim, entre outras línguas muito procuradas.

Getty Images/Getty Images

Ásia: falantes de japonês, coreano, mandarim, vietnamita, indonésio, tailandês, tagalo, híndi, bengali, telugu e tâmil agora podem aprender todos os sete idiomas mais populares. Antes, muitas dessas pessoas só tinham acesso ao curso de inglês nas suas línguas nativas.