Pop

Cientistas descobrem oceano 'escondido' 700 km abaixo da superfície da Terra

Mateus Omena

10 de outubro de 2024 às 20:12

Nasa/Divulgação

Em 2021, a organização National Geographic anunciou que a Terra passaria a contar com cinco oceanos, após o reconhecimento do corpo de água que circunda a Antártida. Por outro lado, o planeta pode ter mais um oceano dentro de suas dimensões.

Recentemente, os pesquisadores da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, descobriram um vasto oceano oculto a 700 quilômetros abaixo da crosta terrestre.

Mike Hill/Getty Images

A novidade impactou a compreensão científica sobre o ciclo da água, a origem dos oceanos e sua estabilidade ao longo dos bilhões de anos de existência da Terra.

No entanto, ao contrário de uma imensa piscina subterrânea, a água está aprisionada nas moléculas dos minerais cristalizados, segundo informações da revista norte-americana Science.

Para essa descoberta, os cientistas utilizaram uma rede de 2.000 sismógrafos espalhados pelos Estados Unidos para estudar as ondas sísmicas geradas por mais de 500 terremotos.

/AFP Photo

Essas ondas viajam até o núcleo da Terra e, ao retornar à superfície, oferecem informações sobre sua estrutura interna. A água foi identificada quando as ondas desaceleraram, sugerindo uma camada rochosa com água presa em suas bordas granuladas.

De acordo com os pesquisadores, essa água subterrânea pode ter emergido e contribuído para a formação dos oceanos na superfície, desafiando a hipótese de que a água teria vindo do espaço através de cometas que atingiram o planeta.

Leia mais