Pop

Após 500 anos, mistério sobre a 'Mona Lisa', de Leonardo da Vinci, pode ter sido desvendado

Mateus Omena

16 de maio de 2024 às 13:34

Pascal Le Segretain/Getty Images

No mundo da arte, a Mona Lisa de Leonardo da Vinci é uma das obra mais relevantes da história e conhecida pelas gerações ao longo dos séculos

Recentemente, a geóloga e historiadora da arte renascentista, Ann Pizzorusso, propôs uma solução para um desses enigmas de Mona Lisa: o local onde a obra do século 16 foi pintada

Segundo a BBC, a pesquisadora identificou que na pintura há uma ponte do século 14, visível ao fundo, que sugere que o cenário é a cidade italiana de Lecco, situada às margens do Lago de Como, na região da Lombardia

KENZO TRIBOUILLARD/AFP/Getty Images

Para chegar à pista sobre o cenário retratado em Mona Lisa, Ann Pizzorusso revelou que seguiu os passos de Leonardo até sua visita à cidade, 500 anos atrás.

Em sua investigação, Pizzorusso fez um cruzamento das características geológicas da pintura a Lecco, uma cidade no norte da Itália.

A geóloga também indica que a cordilheira retratada ao fundo representa os Alpes, que já foram visitados por da Vinci. Enquanto a ponte ao fundo é a Azzone Visconti, erguida no século 14.

Nikolas Kokovlis/NurPhoto /Getty Images

Para ter certeza sobre esses pontos, Ann Pizzorusso utilizou ferramentas de geolocalização como Google Maps, Google Earth e drones.

Por outro lado, uma teoria que surgiu em 2011 apontou que a ponte e a estrada na obra eram de Bobbio, uma pequena cidade no norte da Itália. Outra hipótese sugeria que Leonardo da Vinci havia retratado uma ponte na província de Arezzo.