Negócios

Sem alimentos no lixo: startup capta R$ 2 millhões para combater desperdícios

Marcos Bonfim

28 de março de 2024 às 12:41

Getty Images/Getty Images

A humanidade desperdiçou o equivalente a 1 bilhão de refeições por dia em 2022, revelou estudo divulgado nesta quarta-feira, 27, pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Um número que, segundo o próprio órgão, pode ser muito maior. Do outro lado desta história, 800 milhões de pessoas sofrem de fome.

null/

Esses são alguns dados com os quais Leonardo Mencarini e Lucas Rolim começaram a conviver nos últimos anos.

Os sócios se conheceram em 2022 durante um curso na universidade de Stanford e uniram as experiências em consumo e tecnologia.

Da parceria entre o advogado brasiliense Mencarini, que tinha acabado de vender a sua marca de vinhos, a Veroni, com o carioca Rolim, mestre em engenharia da computação e ex-Hurb, surgiu a Mercado Único.

FreshSplash/Getty Images

A startup usa dados e inteligência artificial para evitar que produtos entre alimentos e bebidas perto da validade tenham como destino o descarte.

Conectada a grandes fabricantes como Nestlé e Ambev, a Mercado Único faz o monitoramento dos estoques de produtos, estrutura estratégias de precificação e costura a ponte com pequenos e médios mercados, redes de hoteis e restaurantes.

Leia mais