28 de março de 2024 às 14:46
Durante décadas, veículos como o Landau, Opala e Monza não apenas percorreram as ruas e estradas do Brasil, mas também estacionaram na imaginação e nos corações de muitos brasileiros.
Veículos como esses se tornaram, de certo modo, símbolos de status, engenharia sofisticada e design que refletia a aspiração e o prestígio de quem os comandava.
Antes do Del Rey, a Ford já tinha outros carros de luxo por aqui. Um deles foi o Landau, um dos mais luxuosos feitos pela montadora norte-americana por aqui. O carro, inclusive, chegou a ser sinônimo de veículos presidenciais.
Baseado no Ford Galaxie norte-americano, com adaptações para o mercado brasileiro, o Landau tinha um design marcado por amplo espaço, acabamento em materiais de alta qualidade, e diversos itens de conforto.
O Landau contava com ar-condicionado, direção hidráulica, e vidros elétricos, algo bastante avançado para a época no Brasil.
Já no motor, havia o potente V8 de 5.0 litros.
O carro foi produzido por aqui entre 1971 e 1983, quando foi totalmente substituído pelo Del Rey, que também era um carro de luxo, mas com preço mais acessível do que o famoso e chiquérrimo Landau.