Negócios

Lembra da Enciclopédia Barsa? O que aconteceu com o ‘Google de papel’ que marcou gerações

Daniel Giussani

5 de outubro de 2025 às 17:34

Enciclopédia Barsa/Divulgação

Antes da internet, quem precisava fazer um trabalho de escola ou tirar dúvida de história, ciência ou geografia recorria a um conjunto pesado de livros que ficava na estante da sala. Era a Enciclopédia Barsa, o "Google" antes da internet.

Produzida por brasileiros, mas sob supervisão da Encyclopaedia Britannica, ela reuniu quase 200 colaboradores, entre eles nomes conhecidos no país, como Antônio Houaiss, Jorge Amado e Oscar Niemeyer.

Em 1990, no auge, foram vendidas 120.000 coleções em um único ano, com 16 volumes. Para o pesquisador Phellipe Esteves, da UERJ, as enciclopédias impressas no Brasil foram vistas como um “palácio do saber” e objeto de desejo da intelectualidade.

Enciclopédia Barsa/Divulgação

Apesar de ter perdido muito espaço com a internet e com plataformas como Wikipedia, a Barsa existe até hoje, principalmente como uma plataforma de conteúdo online, mas também vendendo dicionários e livros didáticos.

Atualmente, toda a comercialização é feita pelo Barsa Shop, site oficial da marca. Ali, ainda é possível comprar a coleção impressa, além de dicionários e materiais de referência.

LEIA MAIS