15 de fevereiro de 2024 às 15:07
A história da fabricante de produtos de beleza Skala, de Uberaba, no Triângulo Mineiro, serve de exemplo para empresas brasileiras de pequeno e médio porte de olho no poder das redes sociais para construir uma marca forte dentro e fora do país.
Fundada nos anos 1980, por um grupo de empresários de Uberaba, a Skala foi uma das pioneiras na fabricação de produtos como xampus, condicionadores e cremes modeladores de cachos tendo como foco a consumidora de menor poder aquisitivo.
O que é o potão Skala? O produto em questão é conhecido na internet como 'potão Skala'. Trata-se de um creme do tipo 2 em 1: serve como condicionador no banho e também como creme para modelar cachos após o enxágue.
Vendido num pote de 1 quilo, o produto é uma mão na roda para quem tem cabelos compridos e precisa de muito creme para domar os fios.
Para arrematar, o Potão custa pouco mais de 10 reais em lojas online. É praticamente o preço de um pote de xampu, mesmo dos modelos mais baratinhos.
O sucesso online do potão abriu as portas da Skala para o exterior. De março a dezembro do ano passado, a empresa encheu 44 contêineres com produtos da marca para exportação aos Estados Unidos.
Nas contas da empresa, mais de 1 milhão de unidades de produtos foram para o exterior no ano passado, período em que a companhia ampliou de dois para 12 o número de distribuidores nos Estados Unidos.