2 de outubro de 2024 às 09:11
Um local para ir e ficar o dia todo e apreciar cafés especiais brasileiros. Esta é proposta do Café Cultura, franquia de cafeterias que comercializa 5 milhões de xícaras de café ao ano. Fundada há 20 anos em Florianópolis, a rede abriu sua primeira loja na capital paulista
Com forte presença na região Sul e operações no Rio de Janeiro há quatro anos, o Café Cultura conta com 45 lojas. A expectativa é abrir dez unidades no estado de São Paulo nos próximos meses. A companhia projeta faturamento de R$ 100 milhões para 2024.
"Crescemos 369% nos últimos três anos com uma média de dez novas lojas por ano. Estamos fortes para entrar no mercado paulistano que é bem competitivo", diz a CEO Luciana Melo. Para o próximo ano, a expectativa é acelerar o ritmo de expansão e inaugurar 25 cafeterias.
A entrada em São Paulo coincide com a crise da gigante Starbucks, que neste ano fechou um terço de suas lojas e passou a ser operada pela Zamp, dona do Burger King no Brasil. "Não existe uma rede de cafeterias que represente o Brasil e estamos prontos para competir", diz Melo
Assim como a concorrente americana, o Café Cultura tem sua própria linha de cafés. A companhia compra o café verde e é responsável por torrar, moer, embalar e distribuir o produto final. A mudança não só derrubou os custos, mas trouxe um novo status à empresa.