Mundo

Vaca Muerta: conheça a reserva que pode transformar a economia da Argentina 

Da Redação

11 de julho de 2025 às 16:37

/Bloomberg

<br /> Descoberta em 2010 na província de Neuquén, no coração da Patagônia argentina, Vaca Muerta é uma das maiores formações de hidrocarbonetos não convencionais do mundo.

Cristian Martin/Getty Images

Estima-se que a área abrigue a segunda maior jazida global de gás de xisto e a quarta de petróleo não convencional.

Luis Robayo/AFP

Após anos de expectativas e entraves, a região vive agora seu momento de expansão, impulsionada por mudanças econômicas internas e grandes investimentos em infraestrutura.

Olga Rolenko/Getty Images

A produção em Vaca Muerta utiliza o fraturamento hidráulico – técnica chamada de “fracking” – que permite extrair petróleo e gás aprisionados em rochas profundas.

grandriver/Getty Images

Essa operação envolve a perfuração vertical e horizontal do solo, seguida da injeção de água, areia e aditivos químicos sob alta pressão para liberar os combustíveis.

Olga Rolenko/Getty Images

A formação rochosa, a cerca de 3 mil metros de profundidade, é considerada pelos especialistas tão promissora quanto a Bacia do Permiano, nos Estados Unidos – referência mundial no setor.

Presidência da Argentina/

Sob o governo de Javier Milei, o campo ganhou novo impulso. O presidente argentino flexibilizou os controles cambiais, removeu barreiras regulatórias e concedeu isenções fiscais de longo prazo às petroleiras, atraindo investimentos e dinamizando a produção. <br />

Thinkstock/

Em abril de 2025, a produção diária em Vaca Muerta chegou a 442 mil barris, com expectativa de superar 1 milhão por dia até 2027, patamar equivalente ao de alguns países da Opep.

Leia mais