26 de junho de 2025 às 16:55
A reunião de cúpula da Organização do Tratado do Atlantico Norte (Otan) terminou nesta quarta, 25, com uma vitória de Donald Trump.
O presidente americano garantiu que os países europeus aumentem o gasto militar mínimo para 5% do PIB até 2035, pleito antigo dos EUA. Ao mesmo tempo, os europeus tiveram novas garantias de que os americanos não deixarão de garantir sua defesa, ao menos no curto prazo.
Trump pedia pelo aumento de gastos desde o seu primeiro mandato, mas era ignorado. Agora, os europeus fizeram uma mudança forte de postura.
"Se você comparar o debate europeu no final de 2024, antes das eleições nos Estados Unidos, a maioria das pessoas na época não imaginaria que a Aliança Transatlântica concordaria com uma nova meta de gastos", disse Tobias Bunde, diretor de pesquisa da Munich Security Conference
"Algumas pessoas falaram em [gastos militares de] 3%, talvez 3,5% do PIB, mas 5% foi muito além do que a maioria das pessoas poderia imaginar", afirma Bunde, que esteve presente na cúpula, realizada em Haia, na Holanda.