Mundo

Trump anuncia 'maior acordo comercial já feito' com o Japão, incluindo tarifas de 15%

Mateus Omena

23 de julho de 2025 às 16:01

Brendan SMIALOWSKI / AFP/

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta terça-feira, 22, que concluiu um acordo comercial "gigantesco" com o Japão, que envolve tarifas recíprocas de 15%.

null/

De acordo com um comunicado feito pelo republicano na rede social Truth Social, o entendimento envolve investimentos de US$ 550 bilhões e que os EUA receberão "90% dos lucros".

Andrew Reynolds/AFP

Trump também afirmou que o Japão "abrirá o país ao comércio, incluindo carros e caminhões, arroz e alguns outros produtos agrícolas, entre outros". O presidente dos EUA acrescentou que o acordo também criaria "centenas de milhares de empregos".

null/

O anúncio de Donald Trump ocorreu após uma reunião, realizada nesta terça-feira, com o principal responsável pelas negociações tarifárias do Japão, Ryosei Akazawa, na Casa Branca, segundo o jornal japonês Asahi.

De acordo com a publicação, Akazawa também se encontrou com o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, e com o secretário do Tesouro, Scott Bessent.

Andrew Reynolds/AFP/

Em sua carta enviada ao Japão no início deste mês, Trump ameaçou impor uma tarifa de 25% sobre as exportações do país para os EUA a partir de 1º de agosto, um ponto percentual acima da taxa de 24% anunciada durante suas tarifas do "Dia da Libertação" de 2 de abril.