Rafael Balago
2 de abril de 2025 às 11:45
Trump promete aplicar tarifas recíprocas contra países que taxam importações americanas. De forma simples, se um país taxa um produto dos EUA em 20%, também teria suas importações para os americanos taxada em 20%.
No entanto, há várias formas possíveis de aplicar isso. O modelo adotado só deverá ser anunciado no evento desta tarde, marcado para 17h (hora de Brasília). Veja a seguir três opções que poderão ser utilizadas.
1. Tarifas lineares por país: neste modelo, Trump aplicaria uma tarifa geral sobre todas as importações de um país, como 10%, sem diferenciais por produto.
2. Tarifas por produto: Os EUA poderão aplicar taxas proporcionais por produto ou categoria de itens. O Brasil, por exemplo, cobra 18% sobre as importações de etanol dos EUA. Já os EUA aplicam uma tarifa de apenas 2,5% sobre o etanol importado.
3. Tarifas extras, para compensar barreiras não tarifárias., como cotas de importação e fiscalizações sanitárias. Se este modelo for considerado, o Brasil pode ser mais prejudicado, pois tem diversas medidas assim em vigor.