Mundo

Sonda russa de mais de 50 anos cai no oceano

EFE

10 de maio de 2025 às 17:12

/AFP Photo

A sonda soviética Cosmos 482, lançada em março de 1972, foi enviada para explorar Vênus, mas nunca deixou a órbita terrestre. Recentemente, a agência espacial russa Roscosmos anunciou que ela caiu no Oceano Índico.

Oleg Lukin/EFE

O dispositivo, com um diâmetro de cerca de um metro e pesando menos de 500 quilos, entrou na atmosfera a 560 quilômetros a oeste da Ilha de Andaman Médio. A reentrada ocorreu conforme o planejado, e a sonda afundou no oceano.

buradaki/ Adobe After Effects CC 2017/Getty Images

O sistema de alerta automatizado controlou a descida da sonda até sua queda. A probabilidade de danos causados pelo impacto foi considerada baixa pela Roscosmos, sem relação com meteoritos.

AFP/AFP

Especialistas da NASA acreditam que a sonda poderia ter sobrevivido à reentrada, já que foi projetada para suportar atmosferas mais densas. Parte da nave poderia ter resistido ao impacto sem grandes danos.

HANDOUT / FIREFLY AEROSPACE/AFP Photo

A Cosmos 482 estava equipada com uma capa de titânio e paraquedas de 2,5 metros. Ela foi projetada para estudar Vênus, mas falhas técnicas impediram sua saída da órbita terrestre.

Antiga sonda soviética cai no Oceano Índico após meio século em órbita terrestre