2 de abril de 2025 às 10:55
O presidente americano Donald Trump marcou para esta quarta-feira, 2, o "Dia da Libertação" para os Estados Unidos, com a divulgação de novas tarifas que ele acredita serem essenciais para reindustrializar o país e reequilibrar a balança comercial.
O anúncio será feito no Jardim das Rosas da Casa Branca, ao lado de membros de seu gabinete, às 16h locais (17h de Brasília), logo após o fechamento da Bolsa de Nova York.
As tarifas planejadas pelo republicano têm o potencial de gerar tensões comerciais de grandes proporções, afetando economias ao redor do mundo.
Trump, que sempre se mostrou fascinado pelo protecionismo das décadas finais do século XIX e início do século XX nos Estados Unidos, vê as tarifas como uma solução quase mágica para reverter o déficit comercial e fiscal do país.
A sua proposta de aumentar as tarifas é apresentada como uma maneira de tornar os Estados Unidos menos dependentes de importações, uma estratégia que remonta aos tempos de uma política econômica mais isolacionista.