Mundo

Portugal adia votação de novas políticas de imigração

Da Redação

4 de julho de 2025 às 18:43

Jose A. Bernat Bacete/Getty Images

O Governo de Portugal pediu nesta sexta-feira, 4, que suas propostas para endurecer a política migratória do país sigam diretamente para as comissões especializadas do Parlamento, onde estava previsto que fossem votadas em plenário.

Osvaldo Gago/Wikimedia Commons/

Tanto a iniciativa que modifica a Lei de Nacionalidade quanto a que introduz mudanças na Lei de Estrangeiros "descerão para comissão sem votação para que, em um prazo rápido, mas possível, possamos ter uma discussão em que possamos encontrar o que une o país", disse um porta-voz.

Filipe Amorim/AFP

Debates tensos marcam discussão de mudanças nas leis de imigração

Miguel Riopa/AFP/

A discussão no plenário se estendeu mais do que o previsto e houve vários momentos de tensão, especialmente quando o líder do partido de extrema-direita Chega, André Ventura, leu uma lista de nomes de crianças de uma escola, o que provocou fortes críticas.

Leandro Fonseca/Exame

Além disso, o partido ecologista Livre pediu a consulta de um especialista constitucionalista para tentar estabelecer se as propostas do Governo estão em conformidade com a Constituição, especialmente a parte que busca retirar a nacionalidade dos naturalizados há menos de 10 anos

Leia mais